A vida de João Batista se interlaça com aquela de Jesus. O encontro dos dois, como conta Lucas no episódio da visitação, o encontro entre as mães grávidas, Maria e Isabel, por primeiro acontece mesmo antes do nascimento.

Ainda Lucas, sempre no capítulo 1, sobre a infância de João, conta que "o menino crescia e se fortalecia em espírito. E habitava nos desertos, até o dia em que se manisfestou a Israel" (Lucas 1,80).

Todos os três evangelhos sinóticos (Mateus 3, Marcos 1 e Lucas 3) falam da pregação do Batista e do batismo de Jesus realizado por ele. Esse ato inaugura a vida pública de Cristo. Lucas 3,23 diz que Jesus, ao iniciar seu ministério, tinha mai ou menos trinta anos.

Outro fato contato por Mateus 12 e Lucas 8 é a pergunta de João Batista a Jesus, feita através de seus discípulos: "És tu aquele que há de vir ou devemos epseprar outro?"

Depois de ter sido preso, João foi assassinado por Herodes (Mateus 14,3-12; Marcos 6,17-29), por causa da denúncia que fez o Batista de um casamento irregular do tetrarca.

 

Data

Esses dois textos não fazem nenhuma mensão à data da morte de João Batista. Por isso é praticamente impossível determinar com clareza quanto ele foi assassinado por Herodes. Trata-se de Herodes Antipas, que governou a Galileia de 20 a 40 depois de Cristo.

Não confie em informações que dão com exatidão a data do martírio. Sabemos que a morte de Herodes aconteceu durante as festas do aniversário do tetrarca da Galileia, mas nenhuma certeza temos sobre o ano.   Podemos apenas supor um período que inclue ao menos 3 anos.Visto que coincide com os anos do ministérios de Cristo (três anos antes da morte) e, que como diz Lucas, ele teria começado esse ministério com cerca de 30 anos, poderíamos colocar o martírio de João entre os anos 27 - 30 da era cristã, considerando que Jesus teria nascido por volta do ano 4 antes da era cristã.