Normalmente, na nossa cabeça, Jesus é aquele que inaugura uma nova era. Por isso a contagem dos anos teria começado com o seu nascimento. Daí resulta que ele teria nascido há 2014 anos atrás.

Essa história infelizmente não é simples assim. Não nos damos conta do que está pro trás desses cálculos e que no decorrer da história existiram e existem diversos modos de marcar o passar dos anos. Os judeus, por exemplo, estão agora no ano 5775. No período de Cristo havia outros sistemas de contagem dos anos, principalmente aquele romano, que começa a conta a partir da fundação de Roma, 753 antes do ano 1. Assim foi feito o cálculo que resultou no calendário gregoriano, aquele que quase todo o mundo segue. Foi, em poucas palavras, promulgado apenas no ano 1582, pelo papa Gregório XIII, que segue basicamente o calendário Juliano, que continha alguns erros.

Esse calendário se baseia em sistemas de cálculos astronômicos e também em dados históricos, fazendo com que Cristo seja o centro da história, dividendo a história humana em dois períodos, antes e depois de Cristo. Estamos no ano 2014 depois de Cristo.

Erro no calendário

Sem entrar em detalhes (veja aqui para outras informações), houve um erro de cálculo que se descobriu graças às investigações históricas. Essas pesquisas conseguiram provar que Herodes morreu, segundo o calendário atual, no ano 4 antes de Cristo. Nós sabemos, através dos Evangelhos, que quando Jesus nasceu Herodes estava vivo. Portanto é evidente uma incongruência: Herodes não podeia ter perseguido Jesus se ele morreu 4 anos antes do seu nascimento. Portanto, com certeza Jesus nasceu antes do ano 4 a.C., em que morreu Herodes. Por isso é costume dizer que Jesus teria nascido por volta do ano 5 antes de Cristo.