Lucas 7 fala de um centurião de Cafarnaum, a localidade onde morava Pedro, que tinha um servo muito doente. Pediu que Jesus viesse curá-lo, mas Jesus não conseguiu chegar em tempo e o servo morreu. Mesmo assim o centurião continua tendo fé no poder de Cristo: “Dize uma palavra para que o meu servo seja curado” (Lucas 7, 7). E o criado foi curado mesmo de longe.

Cornélio, ao invés, aparece no livro dos Atos dos Apóstolos, no capítulo 10: vivia em Cesareia um hum homem chamado Cornélio, centurião da corte itálica”. Era uma pessoa que acreditava em Deus e ajudava os judeus. Pedro é convidado por esse personagem para ir até a sua casa. Sendo Cornélio um não judeu, Pedro hesitou por um momento, mas graças a uma visão, ficou claro para o apóstolo que também aos não judeus é destinada a mensagem de Cristo. E Cornélio foi o primeiro “pagão” batizado.

Tendo deixado claro as duas passagens, podemos tratar diretamente da sua pergunta, que infelizmente não receberá um “sim” ou um “não” categórico. A verdade é que os dois personagens são bem parecidos, mas em nenhum momento é dito que sejam os mesmos. Sabemos que foi Lucas que escreveu os dois textos e que, portanto, pode ter em mente a mesma pessoa. Ambos são “amigos” dos judeus e são também “romanos”, responsáveis das tropas do exército Romano. É verdade que no Evangelho ele está em Cafarnaum e nos Atos em Cesareia. As duas cidades ficam cerca de 70 quilômetros uma da outra. Sendo alguém a serviço do império romano, pode muito bem mudar de sede.

Essa é a realidade, mas não temos elementos para afirmar que se trate da mesma pessoa.