Três dias depois do Natal, 28 de dezembro, a tradição recorda a fuga da Sagrada Família para o Egito e o massacre dos inocentes. Esse episódio é contado em Mateus 2,13-23. O Evangelho conta que Herodes estava preocupado com tudo o que diziam do menino nascido em Belém, especialmente se preocupou a partir da passagem dos “reis magos” pela coorte, que em Jerusalém perguntaram: “aonde está o rei dos judeus”. Herodes era o rei e não podia suportar concorrentes. Sabemos que para evitar qualquer ameaças ao seu trono, não teve escrúpulos em matar tanto a própria esposa como também a filhos. Por isso é natural pensar que se “autoridades” vindas do Oriente buscam um “rei” que não seja ele, alguma reação venha do rei político da região.

Jesus havia nascido em Belém, uma cidadezinha de gente que vivia principalmente dedicando-se ao cuidado de seus rebanhos. Fica a cerca de 10 quilômetros de Jerusalém.

Os magos visitam o Menino Jesus e sua família. Depois disso, evitam o encontro com Herodes, que lhes havia pedido para dizer aonde estava esse “rei” recém-nascido. A providência divina, através de um anjo, faz com que José seja avisado do perigo que corre o filho de Deus, que precisa ser protegido por uma família frágil, “deslocada” da própria terra. É assim que, como conta Mateus, a Sagrada Família foge para o Egito.

Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito. Fica lá até que eu te avise.

Eles ficam no Egito, segundo Mateus, até a morte de Herodes, quando voltaram para Israel e foram morar na Galileia, em Nazaré.

Herodes, malvado como era, vendo que os magos não lhe davam a informação sobre o recém-nascido, para ter certeza de eliminar qualquer ameaça ao seu trono, mandou matar todas as crianças menores de 2 anos de Belém e das vizinhanças (Mateus 2,16-17). Esse evento é um símbolo que engloba as crianças que morrem violentamente, mortas pela sede de poder, vítimas de um ódio desenfreado.

 

Do Egito chamei o meu filho

Evitando a discussão sobre a historicidade desses dois eventos contados apenas por Mateus, queremos sublinhar a profunda teologia que existe por trás dessa tradição.

O Egito é fundamental para o povo de Israel, para o povo eleito. José, filho do patriarca Jacó, chegou no Egito e se tornou famoso, graças à mão divina. Pode então salvar toda sua família, que vivia a carestia. Depois os hebreus não foram mais bem vistos no Egito e, como em Belém, tiveram todos os seus filhos homens assassinados, salvando-se unicamente Moisés, a quem será dada, no Sinai, a Lei. No Novo Testamento, salva-se Jesus, o novo Moisés. Do Egito, Moisés liberta provisoriamente o seu povo; Jesus dá a ressurreição, a salvação definitiva.

Jesus vai ao Egito e assim liga a história da salvação desde o início até a sua plenitude, que nEle se realiza:

Do Egito chamei o meu filho.

A Sagrada Família ficou no Egito até a morte de Herodes, que aconteceu cerca de dois anos depois do nascimento da criança em Belém.