Olá Raabe de Oliveira! Esta é uma pergunta que foi muitas vezes dirigida para o site! Parece que a figura de Pedro desperta muito interesse. Sabemos que somente a tradição nos deixa informações. Assim deixo para que possas conferir algumas respostas que já foram colocadas no site:

“Onde está escrito de que forma Pedro morreu?” em 04/06/2012, pergunta de Alexya de São Paulo / SP e resposta de Luiz da Rosa.

“Como Pedro Morreu? E onde está escrito?” em 24/01/2012, pergunta de Wagner Machado de Cajati / SP e resposta de Odalberto Domingos Casonatto.

 Pergunta esta curiosa e que nos deixa sem resposta. Não encontramos nenhuma citação no Novo Testamento que fala da morte de Pedro. Apenas a tradição alguns anos depois nos narra em detalhes o martírio de Pedro.

Respondi a pergunta com estas considerações que poderão nos ajudar na compreensão deste fato.

“Dos 12 apóstolos um único tem a morte registrada na Bíblia é Tiago (Atos 12,2). O rei Herodes “fez Tiago passar a fio de espada” – referindo-se à decapitação. O modo às circunstâncias das mortes dos outros apóstolos, inclusive de Pedro temos conhecimento através dos escritos tradições da igreja; portanto não devemos dar muito crédito a nenhum desses relatos. A tradição da igreja católica comumente afirma que a morte do Apóstolo Pedro e que foi crucificado, de cabeça para baixo em uma cruz em forma de x, nos arredores de Roma, cumprindo a profecia de Jesus (João 21,18)” (Conforme resposta de Odalberto na pergunta Como Pedro Morreu? E onde está escrito?)