Como Pedro Morreu? E onde está escrito?

Pergunta de Wagner Machado, São Paulo/SP
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 24/01/2012


Leia mais sobre Martírio Pedro João

Ola Wagner Machado de São Paulo/ SP!

Pergunta esta curiosa e que nos deixa sem resposta. Não encontramos nenhuma citação no Novo Testamento que fala da morte de Pedro. Apenas a tradição alguns anos depois nos narra em detalhes o martírio de Pedro.

 

Mas nem por isso a figura de Pedro um dos 12 apóstolos chamados por Jesus diminui. Existem muitas passagens do Novo Testamento que comprovam a verdade sobre os fatos. Até duas cartas de Pedro estão incluídas no texto do Novo Testamento.

Lembro a vocação e o chamado de Pedro por Jesus para ser pescador de homens em Mt 1,16-18  e Lc 5,1-11; recebe de Jesus o nome de Cefas em Jo 1,40-42 etc.

 

Que tipo de morte aconteceu com Pedro. Vamos encontrar no final do evangelho de João uma profecia que diz:

“....19 Disse isso para indicar com que espécie de morte Pedro daria glória a Deus. Tendo falado assim, disse-lhe: segue-me”. (Jo 21,18-23)

Nesta passagem Jesus profetizou de que maneira Pedro haveria de morrer, seria o martirio semelhante a ele, para glorificar a Deus. Isto é, crucificado. É a profecia da morte de Pedro. Nada mais encontramos.

 

Algumas considerações históricas

Por 10 anos Pedro governou a Igreja na cidade Jerusalém, na Judéia, Samaria, no litoral e em Antioquia. No ano de 42 D.C. transferiu a Igreja para a sede do Império a cidade de Roma. Foi estratégia de evangelização. A parir do centro do Império seria mais fácil a locomoção para evangelizar. No tempo de Nero, em 67 D.C. , foi preso e crucificado nos arredores de Roma (atual Vaticano), além do rio Tibre. Conta à tradição apostólica que na hora da crucificação pediu aos algozes que fosse crucificado de cabeça para baixo, dizendo “Não sou digno de morrer como meu mestre Jesus”, que morreu em posição normal. Os algozes atenderam este pedido de Pedro.

 

Séculos mais tarde, no lugar da morte, em Roma, foi construída a Basílica de São Pedro (330 D.C.), reconstruída no século 16 D.C. Hoje o tumulo de São Pedro, que arqueólogos encontraram esta nos subsolo da Basílica exatamente no centro abaixo do altar-mor da Basílica (possível a visitação).

 

Dos 12 apóstolos um único tem a morte registrada na Bíblia é Tiago (Atos 12,2). O rei Herodes “fez Tiago passar a fio de espada” – referindo-se à decapitação. O modo às circunstâncias das mortes dos outros apóstolos, inclusive de Pedro temos conhecimento através dos escritos tradições da igreja; portanto não devemos dar muito crédito a nenhum desses relatos. A tradição da igreja comumente afirma que a morte do Apóstolo Pedro e que foi crucificado, de cabeça para baixo em uma cruz em forma de x, nos arredores de Roma, cumprindo a profecia de Jesus (João 21,18).

 

Nota: perguntas semelhantes a esta sobre a morte de Pedro já foram respondidas do seite pelo colega Luiz da Rosa. Cito uma para pesquisa:

Do que morreram os 12 discípulos de Jesus? Pergunta feita por Vanderson de Xanxerê /SC, em 30/10/2007 respondida em  23/01/2008   

14109 visitas

16 comentários

Postar um comentário

  • Rosangela (Cravinhos) - 10/08/2014

    Pedro foi um apostolo que de acordo com as palavras do proprio Jesus, morreria em idade avançada ou seja de velhice...nem de cabeça pra baixo, nem assassinado...tudo que foge da palavra de Deus é especulação. Pena que muitos aprendem errado e o pior:ensinam errado. Talvez porque querem pertencer e trazem na bagagem a GRANDE BABILONIA, sinonimo de confusão...quem tem olhos que veja

  • Ricardo (São Paulo) - 03/07/2014

    Tradição por tradição, tanto faz se a tradição está ou não na bíblia, afinal, o critério usado para definir se o texto é ou não inspirado é apenas a tradição. Ou seja, aceitar um texto como sendo inspirado é apenas uma questão de tradição.

  • José Milton (Planaltina DF) - 02/07/2014

    As tradições podem ser aceitas até o ponto onde não contrariem a Bíblia Sagrada. Há uma lição maravilhosa neste texto, que é: Podemos glorificar a Deus com a nossa morte assim como Pedro também glorificou.

  • Luiz Carlos Maldonado (Rio de Janeiro) - 30/06/2014

    Penso que falta um pouco mais de dedicação ao estudo para atingir alguma verdade. Pedro chegou em Roma por volta de 64, pois Paulo ficou preso de 61 a 63. O incêndio foi por perto de 67 data em que Paulo foi executado. Como pode Pedro ter sido papa por trinta e poucos anos? Foi também o primeiro papa executado? Pelo tempo de papado deser após 100 essa matemática deveria ser explicada por Fibonecci.

  • luiz braz rodriguis lui ( córrego fundo mg ) - 01/12/2013

    Jesus cura a sogra de Pedro era casado como primeiro papa foi Pedro

  • leandro (esteio) - 19/08/2013

    Primeiro:onde está escrito em algum lugar na bíblia que Pedro governou a igreja no 1º século? Nunca houve primazia de um apóstolo sobre os demais,de outro modo,quando discutiam entre eles quem era o maior, Cristo teria claramente dito aos demais:\"É Pedro, obedeçam a ele!\" O Senhor jamais disse algo parecido com isso, mas disse que todos eles eram iguais e eram irmãos (basta ler o que ele disse em Mateus 23:8-11).Os títulos \"Lider da Igreja\" e \"Papa\" são uma ofensa para o que o Senhor disse nestes versículos.P...

  • Fabricio (S Paulo) - 29/04/2013

    Nada indica que as igrejas venham a ser uma! Historicamente o cristianismo vem se fragmentando em diferentes seitas, tendência que deve continuar sendo confirmada.

  • Adailton (São José) - 29/04/2013

    Todas as "igrejas" parecem se dizer "verdadeiras", "autênticas" e "originais", mas são poucas que podem apontar sua origem nos Apóstolos de Cristo.

    Vejam o que diz a Igreja Ortodoxa, que se separou da Igreja Católica em 1054, principalmente por conta do "filioque".

    Mas Cristo quer que sejamos um, como ele é um com o Pai! (João 17,21)

  • josimar (são lourenço da mata) - 29/04/2013

    Amados Irmãos em Cristo Jesus, quero deixar um pequeno comentario a respeito do assunto, nesta passagem em que afirma a Igreja catolica que Pedro seria o patrono da igreja ou o fundador, jamais existiu, fundamentado e um texto bìblico, que fala no livro de mateus 16.18 Jesus diz. tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, vejamos que ha um grande erro de interpretação do texto, observe que (tú es Pedro) ele também afirma (e sobre esta pedra edificarei a mnha Igreja) a palavra (esta) estabelece um ve...

  • eduardo froes (campinas) - 31/03/2013

    Não sou evangelico e sim catolico não praticante mas a igreja católica me enoja sempre que fala neste versiculo que em tese não prova que a seita católica seja a verdadeira igreja,pois não é citada em nenhum versiculo biblico e quando fala " irmãos separados" Tenho nojo da icar por ser prepotente e mentirosa Deus não fundou igreja alguma e o proprio jesus disse que os templos são de pedras e caem.

  • hugo alves (belo horizonte) - 30/03/2013

    em Mt 16, 18, quando Jesus diz: "E eu te declaro: tu és PEDRA e sobre esta PEDRA edificarei A MINHA IGREJA e as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela." Jesus comparava Simão à rocha. Desta forma, Cristo, de acordo com a tradição católica, foi o fundador da Igreja Católica, fundada sobre Simão Pedro e sendo-lhe concedido, por este motivo, o título de Príncipe dos Apóstolos. Portanto recebendo assim o Titulo de primeiro Bispo Apostolico da Igreja Catolica se Tornando PAPA! 'Lembrem-se ''Irmãos Separado...

  • pammera vasconcelos (vitória) - 26/03/2013

    De que me importa onde Pedro morreu? Ele morreu e está aguardando a ressureição como todo mudo que morre em Cristo, assim como Maria.A bíblia diz em Deut 4:15-19 claramente que não devemos construir imagem.E o povo insiste em fazer de Pedro...Santo!O que me importa é Jesus esse sim saiu daquela cruz e assunto aos céus está e irá voltar.E vcs vão ignorar que se prendem a insignificancia ao invés de ler a Bíblia? Joaõ 2:12 já leram?Não?Então leiam e entendam que importante msmo é Jesus, e não vãs histórias mentirosa...

  • jacqueline (Queimados) - 20/03/2013

    PODEM ME EXPLICAR,POR FAVOR,PQ AS PESSOAS INSISTEM EM DIZER, QUE PEDRO FOI O PRIMEIRO PAPA?SOU EVANGÉLICA, E NÃO VEJO BASE NA B~IBLIA PRA ESSE AFIRMAÇÃO.OBRIGADA

  • Lucas Yahn (Dourados) - 21/08/2012

    didimo, "chaves do céu" confiadas a Pedro? De onde tirou isso? e onde está o texto apócrifo dessa crucificação afinal?

  • lucas (dourados) - 26/06/2012

    dídimo, na verdade não existe o relato dessa crucificação em NENHUM apócrifo, os livros que citam são de Orígenes e Eusébio, não são considerados livros apócrifos. Esse é um grande equívoco.

  • dídimo (Palotina) - 24/01/2012

    Segundo textos apócrifos Pedro teria sido crucificado de cabeça para baixo ( a seu pedido ) por nao se considerar digno de morrer na mesma posiçao que seu mestre Sendo isso verdade fica a curiosa pergunta - Será que as chaves do céu, a ele confiadas, nao caíram de seu bolso ?