Ola Wagner Machado de São Paulo/ SP!

Pergunta esta curiosa e que nos deixa sem resposta. Não encontramos nenhuma citação no Novo Testamento que fala da morte de Pedro. Apenas a tradição alguns anos depois nos narra em detalhes o martírio de Pedro.

Mas nem por isso a figura de Pedro um dos 12 apóstolos chamados por Jesus diminui. Existem muitas passagens do Novo Testamento que comprovam a verdade sobre os fatos. Até duas cartas de Pedro estão incluídas no texto do Novo Testamento.

Lembro a vocação e o chamado de Pedro por Jesus para ser pescador de homens em Mt 1,16-18  e Lc 5,1-11; recebe de Jesus o nome de Cefas em Jo 1,40-42 etc.

Que tipo de morte aconteceu com Pedro. Vamos encontrar no final do evangelho de João uma profecia que diz:

“....19 Disse isso para indicar com que espécie de morte Pedro daria glória a Deus. Tendo falado assim, disse-lhe: segue-me”. (Jo 21,18-23)

Nesta passagem Jesus profetizou de que maneira Pedro haveria de morrer, seria o martirio semelhante a ele, para glorificar a Deus. Isto é, crucificado. É a profecia da morte de Pedro. Nada mais encontramos.

 

Algumas considerações históricas

Por 10 anos Pedro governou a Igreja na cidade Jerusalém, na Judéia, Samaria, no litoral e em Antioquia. No ano de 42 D.C. transferiu a Igreja para a sede do Império a cidade de Roma. Foi estratégia de evangelização. A parir do centro do Império seria mais fácil a locomoção para evangelizar. No tempo de Nero, em 67 D.C. , foi preso e crucificado nos arredores de Roma (atual Vaticano), além do rio Tibre. Conta à tradição apostólica que na hora da crucificação pediu aos algozes que fosse crucificado de cabeça para baixo, dizendo “Não sou digno de morrer como meu mestre Jesus”, que morreu em posição normal. Os algozes atenderam este pedido de Pedro.

Séculos mais tarde, no lugar da morte, em Roma, foi construída a Basílica de São Pedro (330 D.C.), reconstruída no século 16 D.C. Hoje o tumulo de São Pedro, que arqueólogos encontraram esta nos subsolo da Basílica exatamente no centro abaixo do altar-mor da Basílica (possível a visitação).

Dos 12 apóstolos um único tem a morte registrada na Bíblia é Tiago (Atos 12,2). O rei Herodes “fez Tiago passar a fio de espada” – referindo-se à decapitação. O modo às circunstâncias das mortes dos outros apóstolos, inclusive de Pedro temos conhecimento através dos escritos tradições da igreja; portanto não devemos dar muito crédito a nenhum desses relatos. A tradição da igreja comumente afirma que a morte do Apóstolo Pedro e que foi crucificado, de cabeça para baixo em uma cruz em forma de x, nos arredores de Roma, cumprindo a profecia de Jesus (João 21,18).

Nota: perguntas semelhantes a esta sobre a morte de Pedro já foram respondidas do seite pelo colega Luiz da Rosa. Cito uma para pesquisa:

Do que morreram os 12 discípulos de Jesus? Pergunta feita por Vanderson de Xanxerê /SC, em 30/10/2007 respondida em  23/01/2008