Olá Mario Rubens de Oliveira!

Estive estudando sua questão na busca de uma resposta, que possa ajudar-te na compreensão deste versículo 9 no único capítulo da Carta de Judas.

O versículo 9 assim ele se apresenta:

“E, no entanto, o arcanjo Miguel, quando disputava com o diabo, discutindo a respeito do corpo de Moisés, não se atreve a pronunciar uma sentença injuriosa contra ele, mas o limitou a dizer: “O Senhor te repreenda”. (Carta de São Judas 1,9) Bíblia de Jerusalém.

Antes de querer entender versículo 9 de Judas algumas observações.

- O versículo fala no arcanjo Miguel, que no Novo Testamento é citado no Apocalipse e neste texto.

- Fala da figura de Moisés, largamente comentado no Antigo Testamento.

- Fala do corpo de Moisés e de sua sepultura, pouca coisa é narrada no livro do deuteronômio.

- Fala dos falsos doutores e do castigo divino que os espera.

- Aparecem argumentos daquilo que acontecerá aos falsos doutores. O autor da carta fala do povo de Deus no Egito e sua saída para a terra prometida, e a eliminação dos incrédulos.

- Argumenta das cidades de Sodoma e Gomorra e como terminaram.

- Aparece reminiscências de textos vindo da literatura apócrifa, como Livro de Henoc, Assunção de Moisés. O Testamento dos 12 patriarcas. Estes livros eram conhecidos da comunidade.

O autor da carta quer mostrar a comunidade, quem são estes falsos doutores. O que eles pensam, o que querem destruir, aonde querem chegar.

Para que os argumentos da carta fossem convincentes, utilizou fatos conhecidos que estavam no Antigo Testamento, alertando que o que aconteceu no passado com aqueles que desprezaram a Deus, e foram desobedientes as suas ordens, da mesma forma iria acontecer aos falos doutores. O texto é claro, Deus salva seu povo, e destrói os incrédulos, que causaram transtornos a caminhada do povo.

Um versículo estranho para nós quando Judas comenta do fim que levaram os anjos que abandonaram suas moradas, eles foram guardados em cadeias eternas à espera do grande dia, do Juízo. Este versículo soa estranho em nossa mente, pois tudo indica que o autor tenha sido influenciado pelo livro de Henoc, um dos apócrifos, conhecido da comunidade.

O autor da carta vai mais longe no argumento, falando de Sodoma e Gomorra, que pela desobediência a Deus foram sujeitas a um fogo eterno.

O versículo 9, novamente é estranho para nós, pois o autor utiliza da literatura apócrifa, divulgada naquela época e conhecida pelos membros da comunidade. O caráter resumido, supõe que todos conhecem os argumentos e o texto do livro apócrifo, Assunção de Moisés, que para nos hoje a compreensão se torna difícil.

Pela Bíblia não sabemos o local do sepultamento de Moisés, ninguém sabe. Nem mesmo a tradição localizou o lugar exato.

O tumulo de Moisés onde está?

O que encontramos como possível localização é nas cercanias do Monte Nebo, situado na Jordânia atual. Sua sepultura a tradição demarcou um lugar, que nos dias de hoje se pode visitar. Do monte Nebo se tem uma visão esplêndida de todo o Israel. Se visualiza a cidade de Hebron, Jerusalém e nos dias de céu claro e limpo até as montanhas da Galileia. A noite no horizonte aparece as luzes destas cidades, nitidamente. Foi do monte Nebo que Moisés pode ver a terra prometida, mas não entrou, por causa do incidente que duvidou da palavra divina. Este foi o castigo. Entrou na terra prometida Josué conduzindo o povo de Deus.