Pergunta de Daniela de Itu - SP!

Pergunta que não tinha ainda feito, a respeito do início da era Cristã “a.C.” , afinal são marcas que aprendemos desde de criança e posteriormente começamos usar. Sua pergunta, entretanto me deixou uma dúvida, afinal a era cristã começa com o nascimento de Cristo ou com a morte de Cristo.

Tudo começa com o nascimento, assim a era cristã começa com o nascimento de Cristo.

Nota: Não colocamos o problema da arrumação do calendário que colocou o nascimento de Cristo antes do marco do ano zero, provavelme 6 ou 8 a. C, isto pode ser motivo para outra pergunta.

Portanto:

A chamada Era Cristã, teve início no nascimento de Jesus Cristo.

Em forma abreviada escrevemos  “a.C” do latim “Anno Domini” significando Ano do Senhor. Para as datas antes do nascimento de Jesus, usa-se a abreviatura “a. C. ” que se refere às palavras antes de Cristo ou “d.C.” para depois de Cristo

A contagem dos anos da origem de Adão até o nascimento de Jesus toma a direção em forma regressiva. Melhor dito seria partindo de Adão para Cristo, os anos diminuem até chegar à Era Cristã.

De Cristo até nossos dias os anos aumentam. É que Jesus é o centro da história, marco divisório e centro da contagem do tempo.

Como era o calendário na época de Cristo.

Na época que Jesus nasceu, o mundo era dominado pelos Romanos. Eles datavam tudo tomando por base o ano da fundação de Roma: o ano 753 antes de Cristo.

Os Romanos denominavam os anos em, “1 AUC”. Dizendo “AUC” =“Anno Urbis Conditae” significando: “O ano em que a cidade foi fundada”. A alusão é à cidade de Roma. A era romana começa em 1 AUC.