Olá Mariângela Vieira de Pindamonhangaba - SP

As datas que mencionas para a Biografia do apóstolo João, a não ser o ano de falecimento, estão corretas. Afirmo isto a partir dos escritos e comentários nas introduções do evangelho de João e seus escritos.

Para a data do falecimento encontramos que João veio a falecer em Éfeso no ano de 103 d.C. com 94 anos de idade.

Lugar do sepultamento, a idade e data do sepultamento de João evangelista.

O apóstolo João filho de Zebedeu chamado por Cristo para ser seu discípulo, tornou-se o mais destacado teólogo e seus escritos provam isto (Evangelho 3 Cartas e o Apocalipse). Depois da morte e martírio de Tiago, (Bispo de Jerusalém) João dirigiu a comunidade cristã de Éfeso, na Ásia Menor fundada por Paulo alguns anos antes. Devido a sua pregação João foi preso várias vezes, foi torturado e até exilado para a Ilha de Patmos. Este era um lugar de banimento durante os tempos romanos. Ali esteve segundo a tradição da maioria dos autores por um período de quatro anos. Este período não foi longo porque o Imperador Domiciano foi assassinado e assumiu o Império Romano o imperador Nerva mais tranqüilo que seu antecessor.

Ele morreu de morte natural, em Éfeso, no ano 103 d.C., quando tinha 94 anos. Segundo bispo Polícrates de Éfeso (190 d.C) (atestado por Eusébio de Cesárea na sua História Eclesiástica, 5, 24), o Apóstolo "dormiu" (faleceu) em Éfeso. No local de sua sepultura o imperador Romano Constantino edificou neste local uma igreja. Na zona arqueológica da cidade Éfeso no complexo das ruinas encontra-se uma antiga Igreja mandada construir pelo Imperador Constantino, justamente no lugar da sepultura de João. Segundo algumas interpretações João era o apóstolo que Jesus mais amava. Ele tinha um enorme afeto pelo Senhor e vice-versa.