Olá Jozival Henrique de Oliveira de São Paulo!

Lendo a pergunta temos a impressão que este fato é comum, em todas as Igrejas evangélicas e que isto esteja acontecendo. Entretanto a realidade é outra e entendermos que o significado de quando chegamos ao templo para cultuar a Deus, orar, nos ajoelhamos no sentido de falar com Deus, um gesto significativo muito importante para a vida cristã e Bíblico.

No Antigo Testamento as pessoas para rezar se ajoelhavam no local onde se encontravam e se voltavam em direção a Jerusalém, local da casa de Deus e sua presença.

Lembro o personagem Bíblico Daniel, ele orava três vezes ao dia, voltado para Jerusalém, onde ficava o Templo. Deus para o povo hebreu habitava no Templo, no Santo dos Santos em Jerusalém.

Agora no Novo Testamento a Nova Aliança, o templo somos nós, Deus não habita mais em templo feito por mãos humanas, mas habita em nós. Cae assim a obrigatoriedade de estarmos voltados para um lugar, nem mesmo para o altar, pois agora Deus não está mais nem à frente, nem atrás, mas Deus habita em nós, dentro de nós é sua morada.

 

A pergunta argumenta, as pessoas oram e dão as costas ao púlpito, é correto!

 

Está correto assim pensarmos que no culto a Deus escutamos a palavra de Deus anunciada do púlpito, ao mesmo tempo Ele está falando em nossos corações, o pregador nos facilita a compreensão.

Mas não podemos exagerar, querer forçar a compreensão dizendo que estar de costas para o púlpito seria um desrespeito. Não consigo ver neste gesto um desrespeito a Deus e sua palavra. Quando dobramos os nossos joelhos com sinceridade, nós sempre estaremos de frente para Deus, certamente, Deus não indica um lugar para que a gente se dirija em oração. Seja estar ajoelhado, de pé, de costa, ou deitado Deus está dentro de nós, somos sua casa e habitação.

Falar em desrespeito, em falta de educação, ou gesto impróprio estaríamos imitando os que matam o próprio corpo que é casa de Deus, não os que amam a Deus e se ajoelham para prestar culto ao Deus que está em suas vidas.

 

Em conclusão:

Na igreja devemos ser espontâneos e desprovidos de qualquer tipo de ritualísmo. Deus está olhando o nosso coração, a intensidade de nosso amor, não o aparato externo. Fiquemos tranqüilos, vamos casa de Deus e oremos de maneira espontânea, e livre de todo coração Deus ouvirá nossa oração e nos abençoará. Não esqueçamos a pratica de se ajoelhar, pois esta sempre foi a maneira preferida de orar da Igreja do Senhor.

Lembremos o apóstolo Pedro Atos 9,40:

“40Pedro mandou que todos saíssem; em seguida, pondo-se de joelhos, orou...” (Atos 9,40) Bíblia de Jerusalém