No texto desse salmo a palavra que traduz “deuses” é Elohim, usada normalmente, na Bíblia Hebraica, nos textos do Antigo Testamento, para se referir ao Único Deus. É daí que nasce a nossa perplexidade.

O uso desse vocábulo para os seres humanos não aparece somente nesse local da Bíblia. Por exemplo, em Êxodo 7,1, quando Deus manda Moisés para falar com o Faraó, no Egito, Ele diz: “Eis que te fiz como um deus (Elohim), para Faraó, e Aarão, teu irmão, será o teu profeta.

Lendo o Salmo citado, fica claro que a palavra “deuses” ser refere aos juízes, à pessoas que têm uma posição de autoridade sobre outras pessoas. Portanto o “vós” se refere, genericamente, a quem tem autoridade.

 

O que significa chamar uma autoridade de “deus”, de Elohim?

Poderíamos resumir a resposta dizendo que essa autoridade é um dom divino e por isso não pode ser usada para o próprio bem, para cometer injustiça. Concretamente, em relação aos juízes do Salmo 82, eles, porque “deuses”, devem ser imparciais, aplicar a justiça verdadeira, pois eles mesmos serão julgados, como fica claro nos versículos 1 e 8 do Salmo.

Resumindo, os versículos 6 e 7 do Salmo 82 chamam a atenção de quem tem autoridade: são deuses, mas “morrerão como todos os seres humanos, cairão como um qualquer...”
Seria interessante também ver João 10,31-39, onde Jesus usa esse Salmo para se defender da acusação de blasfêmia. Basicamente, o uso de desse Salmo por parte de Jesus somente prova que em Salmos 82 não se está falando de deuses contraposto ao único Deus, mas simplesmente de uma autoridade divina, que é dada a quem governa.