Olá Elaine de Itapecerica da Serra / SP!

Sobre a Bíblia Sagrada já chegaram até o portal muitas perguntas. Elas foram respondidas e estão a disposição para  serem lidas e estudadas, na indicação assuntos tratados.

A sua pergunta como é formulada, indica algumas incompreensões quanto a Bíblia. Na origem tínhamos o Antigo Testamento, ou chamada Bíblia hebraica que contém os livros do Antigo Testamento. Estes livros todos foram escritos em hebraico, este era o sinal da autenticidade. Foram usados pelo Judaísmo.

Depois por motivos de divulgação da palavra de Deus, e maior número de pessoas pudessem ler a Bíblia, surge a Bíblia em grego a chamada septuaginta, (tradução dos 70). Isto tudo aconteceu por volta de 250 a. C a pedido do Rei Ptolomeu II do Egito. A Bíblia foi traduzida do Hebraico para o Grego e se incorporou alguns livros do Antigo Testamento que já se encontravam em grego.

A partir do ano 70 d. C, com a destruição de Jerusalém o Judaísmo deixa de ter Templo e os judeus se reúnem na Sinagoga. Os Fariseus adotam como Bíblia, só os livros que estão escritos em Hebraico.

O Catolicismo manteve os livros do Antigo Testamento versão Septuaginta e incluíram os 27 livros do Novo Testamento. (portanto tem 7 livros a mais)

A Bíblia Evangélica, traduzida da Vulgata para o texto alemão por Lutero, adotou como livros verdadeiros os da Bíblia Hebraica, deixando de lado os livros que tinham sido colocados na septuaginta. Em consideração Lutero ainda deixou no Final da Bíblia estes livros nomeando como apócrifos. Mais adiante foram tirados da Bíblia evangélica. Ressalto ainda que como está na pergunta a única como Moises escreveu”, entendo neste aspecto como Moises ter escrito o Pentateuco, os cinco primeiros da Bíblia, segundo a tradição.

Cara Elaine, deixo em forma resumida, algumas indicações como resposta a sua pergunta. O assunto merece atenção de sua parte e estudo. Boa leitura. 

Imagem da Bíblia Vulgata:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem da Bíblia Septuaginta:


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: Bíblia Hebraica