Não tem um texto objetivo, direto que explicitamente fala sobre um castigo para quem faz violência contra as crianças, mas, como podemos ver abaixo, o respeito a elas é uma lei divina. Sabemos bem que ir contra essa lei traz para nós consequências que vão contra a vontade divina.

É fundamental pensar que Jesus disse que "quem acolhe uma criança como esta por causa do meunome, é a mim que acolhe" (Mateus, 18,5). Portanto, excluir uma criança, abandoná-la, maltratá-la, etc, significa fazer tudo isso contra Deus.

 

Importância das crianças na Bíblia

A Bíblia exprime um grande amor pelas crianças:

Os filhos são a herança de Iahweh, é um salário o frutro do ventre! Como flechas na mão do guerreiro são os filhos da juventude (Salmo 127, 3-4).

Nos evangelhos, em Matteo 18,1-4 encontramos uma passagem muito importante. Jesus diz aos seus discípulos que precisam ser como as crianças. O contexto é aquele da disputa entre os discípulos que tentavam descobrir quem era o maior. Jesus, então, para recriminá-los, diz esta frase. O termo grego usado é “paidion”, que indica o neném, diminuitivo de criança (“pais”). Ora, o que Jesus quer dizer é que a criança pequena põe toda a sua confiança nos pais e não pretende ser grande: quando tem frio tem certeza que os pais lhe arranjarão o agasalho adequado. É essa atitude de confiança que Jesus pede aos discípulos, invés da competição (cf. Romanos 12,16).

Transmitindo ensinamento parecido, encontramos outro texto importante, que mostra o contato de Jesus com as crianças. Encontra-se em Lucas 18,15-17:

Traziam-lhe até mesmo as criancinhas para que as tocasse; vendo isso, os discípulos as reprovavam. Jesus, porém chamou-as, dizendo: “Deixai as criancinhas virem a mim e não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus. Em verdade vos digo, aquele que não receber o Reino de Deus como uma cirancinha, não entrará nele”