Olá Jerônimo Gundim Silva de Goiânia / GO!

Este provérbio da pergunta é tão significativo que parece ter vindo de algum livro da Bíblia. Mas não é está a realidade. Não encontramos frase como está na Bíblia. Apenas frases que se assemelham ou que nos ajudam a entender melhor este provérbio.

Fazendo um rastreamento na literatura encontrei que ele é um provérbio popular, de uso comum, e de origem desconhecida. Assim como é de uso popular, ele está na mente e na conversa diária do povo, e aparece muito pouco na literatura. Este provérbio não tem origem definida.

A Bíblia poderá nos ajudar a entender melhor este provérbio usando outras palavras, mas com o mesmo sentido.

O livro dos Provérbios 17, 28 diz:

 “Mesmo o estulto, quando se cala, passa por sábio, por inteligente, aquele que fecha os lábios”. (Provérbios 17,28) Bíblia de Jerusalém.

No relacionamento diário com as pessoas é importante saber o momento de falar e de calar. Em uma discussão calar e ouvir o que a pessoa pensa deixa a parte contrária sem maiores argumentos, principalmente em uma discussão que não leva a lugar nenhum. Neste momento o ditado popular tem sentido: “falar é prata e o ouvir é ouro”.

Um outro Provérbio encontrado em 12,18 diz:

“Há quem tenha a língua como espada, mas a língua dos sábios cura”. (Provérbios 12,18) Bíblia de Jerusalém.

Palavras impensadas podem causar profunda dor naquele que ouve e podem determinar a fim de um bom relacionamento.

Outro provérbio afirma: Para tudo há um tempo determinado, tempo para ficar quieto e tempo para falar.

Por isso no nosso dia a dia e no relacionamento com as pessoas devemos saber o que é certo e verdadeiro é qual o momento exato para expressar nosso ponto de vista .

Concluindo:

Repito o ditado popular “Todo homem tem de ser rápido no ouvir, vagaroso no falar”. Se assim procedermos podemos então afirmar: Falar é prata, calar é ouro e pensar é sabedoria.