Olá Elaine do Rio de Janeiro !

A resposta vem do texto do evangelho de Lucas 2,4-8 que nos diz:

 

4Também José subiu de Nazaré, na Galiléia, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser da casa e da família de Davi, 5para se inscrever com Maria sua mulher, que estava grávida. 6Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, 7e ela deu á luz o seu filho primogênito, envolveu com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala.

 

Uma possível explicação para a passagem bíblica lucana que fala do nascimento de Jesus, pode ser assim entendida. Aparece no texto a palavra grega katalyma, para designar sala em vez de pandocheion que significa albergue. Ora José se alojou na casa de seus familiares que moravam em Belém, para ali cumprir o decreto de Cesar Augusto, do recenseamento. Sabemos que as casas da época, que abrigavam famílias patriarcais, abrigava os pais, patriarcas e as famílias dos filhos. Olhando o formato destas casas, eram formadas por uma grande sala, onde estava também a cozinha e onde faziam as refeições e ao redor os quartos que abrigavam as famílias. Estes quartos não possuíam janelas, mas somente portas que davam para esta sala principal. Para se comunicar com a rua existia somente uma porta. Por motivo do recenseamento toda a família dos pais de José ali estavam abrigados, portanto não havia lugar na sala.

Os animais e estrebaria estavam junto a casa, e restou junto aos animais uma manjedoura a disposição e fora do tumulto dos familiares de José. Posteriormente uma lenda piedosa sobre o nascimento de Jesus colocou os animais um boi e um jumento junto a manjedoura.

 

Consulta e leitura: Bíblia de Jerusalém, edição 1981, pág 1345.