Olá Viviane!

A pergunta mostra tua preocupação em entender o que esta escrito nos livros Bíblicos. Na pergunta sobre qual o livro histórico do Novo Testamento, podemos notar que já num primeiro momento da leitura queres ter o conhecimento do que se trata o livro. Sem dúvida isto é muito importante. Porque se lemos uma carta ela tem estrutura própria, não é longa e contém ensinamentos determinados. Se for um livro histórico os relatos tem formas próprias de serem narrados e entendidos. Assim dos 27 livros do Novo Testamento, temos quatro Evangelhos (Mateus Marcos Lucas e João), 21 cartas, um livro profético o Apocalipse e os Atos dos Apóstolos (considerado como um livro Histórico).

 

Porque os Atos dos Apóstolos é um livro histórico.

O autor dos Atos dos Apóstolos é o evangelista Lucas que escreve o Evangelho de Lucas e os Atos dos Apóstolos. Até poderíamos dizer são dois livros em um só. A primeira parte o Evangelho a segunda parte os Atos dos Apóstolos. Muitos estudiosos não consideram rigorosamente os Atos dos Apóstolos como sendo um livro histórico. Estes autores afirmam que os Atos seriam uma “leitura Teológica da História” das primeiras comunidades. Ainda mais o autor se restringe a descrever as atividades de dois apóstolos Pedro e em seguida Paulo. Quando o autor descreve a história de Pedro, se detém em períodos isto é os fatos que vão até o Concílio de Jerusalém narrados no capítulo 15. As narrativas de Paulo são mais longas e compreensíveis, pois Lucas acompanhou Paulo muito perto e descreve sua atividade e viagens missionárias até sua chegada a Roma centro do Império Romano. Muitos até preferiam que este livro se chamasse “Atos de Apóstolos”, pois se resumem na atividade de dois apóstolos. Paulo aparece muito mais em toda a narrativa as estatísticas colocam para Paulo 125 vezes e Pedro 53 vezes.

 

Período da história dos Atos dos Apóstolos.

Esta história descrita nos Atos dos Apóstolos narra um período de 30 anos vividos pelas comunidades cristãos que começam se organizar. Os Atos abrem com o acontecimento da Ascensão de Jesus, (dando continuidade ao evangelho de Lucas) até a chegada do apóstolo Paulo na cidade de Roma. Este acontecimento indica que o autor estaria cumprindo uma determinação do próprio texto, até os confins da Terra.

Viviane, querer ler os Atos dos Apóstolos com esta perspectiva histórica facilitará muito a compreensão e te ajudará a construíres a história da comunidade que participas com mais disposição e empenho.