Olá João Mota de Porto - Portugal!

Sua pergunta embora seja interessante ela escapa o objetivo deste portal, que tem com o foco principal responder questões que envolvem a Bíblia.

Sua pergunta sobre Concílios e Sínodos envolve a área da Teologia, abrangendo, história da Igreja e assuntos ligados a questão da vivência da moral da Igreja.

Mesmo assim deixo em forma resumidas algumas diferenças, entre Concílio e Sínodo, colocando suas caraterísticas principais e indicativos, deixado para que possas concluir no final o que é um e outro, o que são tratados nos Concílios e nos Sínodos da Igreja.

O que é um Concílio, como entender?

Num primeira abordagem podemos dizer que os concílios são assembleias legalmente convocadas de dignitários eclesiásticos, no caso da igreja católica os Bispos e Cardeais sendo também convidados especialistas em teologia com o objetivo de discutir e regular assuntos de doutrina e disciplina da Igreja, em nosso tempos.

Entendemos também que nos Concílios Ecumênicos os bispos e outros com direito a voto são convocados de todo o mundo (oikoumene) sob a presidência do Papa em que surgem decretos, que tendo recebido a confirmação papal, vinculam todos os católicos

A história da igreja elenca 21 Concílios Ecumênicos. Esses concílios não são realizados regularmente e são convocados apenas quando há uma grande necessidade. Lembro o último Concilio Vaticano segundo em 1963, convocado pelo então papa João XXIII.

O que é um Sínodo, como entender?

Colhendo informações vindas da história da Igreja, sabemos que os sínodos convocados pela Igreja eram normalmente realizados localmente, em várias regiões do mundo, para lidar com questões disciplinares locais.

Durante o pontificado do Papa Paulo VI ele conseguiu reviver essa ideia e estabeleceu o Sínodo dos Bispos em 1965 com o Motu Proprio Apostolica Sollicitudo.

O que nos diz o Direito Canônico da Igreja sobre os Sínodos?

O Direito Canônico dos diz que o Sínodo dos Bispos é a assembleia dos Bispos vindos das diversas regiões do mundo, que se reúnem para fomentarem o estreitamento da união entre o Romano Pontífice e os Bispos, prestando ajuda ao Romano Pontífice em decisões que dizem respeito ao incremento da fé e dos costumes, a observância da disciplina eclesiástica, e à ação da Igreja no mundo.

Assim entendemos que os bispos podem se reunir para discutir questões que envolvem a Igreja Católica ou assuntos diretamente concernentes a uma ou mais regiões.

Algumas assembleias sinodais que aconteceram.

Durante o papado de João Paulo II, em 1994 sobre “A vida consagrada e seu papel na Igreja e no mundo”.

Com o Papa Bento XVI aconteceu o sínodo, “A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja.”

Em cada situação, o grupo de bispos discutiu assuntos específicos e foram feitas sugestões sobre como a Igreja poderia abordar vários problemas.

Nos últimos tempos aconteceram o Sínodo da Família, o Sínodo para a Amazônia e o Sínodo sobre os jovens. Em todos estes sínodos foram discutidos pontos específicos destes temas.