Olá Edmilson Soares de Santana Gomes de Recife - PE!

O nome do Sumo sacerdote que autorizou a Saulo perseguir aos cristãos não está nomeado com clareza no texto. Assim perguntar pelo nome do sumo sacerdotes que autorizou a Saulo perseguir os cristãos passa a pertencer ao grupo das curiosidades. Podemos dizer, é importante saber este nome, mas na narrativa bíblica o lugar central na narrativa é a mensagem de Jesus.

Vamos conferir o texto dos Atos dos Apóstolos 4,6:

“Estavam presentes o Sumo sacerdote Anás, Caifás, Jônatas, Alexandre e todos os membros da família dos chefes dos sacerdotes. (Atos dos Apóstolos 4,6) Bíblia de Jerusalém.

Olhando o índice III do livro Jerusalém no Tempo de Jesus, pesquisa de História econômica e social no período neotestamentário, de Joachim Jeremias, ele apresenta a relação dos 28 sumo sacerdotes do ano 37 a.C. até 70 d.C.

Os sumos sacerdotes em Jerusalém na época de Paulo:

14 – José Caifás (18 cerca de 37 d.C.)

15 – Jônatas, filho de Anás (Páscoa Pentecostes de 37 d.C.)

16 -Teófilo, filho de Anás (a partir de 37 d.C.) Simeão Canteras, filho de Boetos (a partir de 41 d.C)

Tudo indica que José Caifás, sumo sacerdotes no Templo de Jerusalém, foi o sumo sacerdote que autorizou Paulo a perseguir os cristãos.

Concluindo:

Olhando o texto dos Atos dos Apóstolos 4,6, em que aparece os nomes de Caifas e Jônatas, coincidem estes nomes com os que se encontram na relação dos sumos sacerdotes no Templo de Jerusalém neste período que Paulo como fariseu convicto, passa a perseguir os cristão com carta de autorização do sumo sacerdote.

Consulta:

JEREMIAS, Joachim, Jerusalém no tempo de Jesus, pesquisa de história econômica social no período neotestamentário, Nova Coleção Bíblica, vol. 16, Paulinas, São Paulo, 1983, pág. 511.