Olá Edson de Machado MG!

Inúmeras perguntas semelhantes a sua já chegaram ao portal para serem respondidas. No portal poderá no índice dos temas tratados localizar estas perguntas e respostas, elas poderão ampliar está resposta que segue abaixo:

De maneira breve, podemos dizer que no Concílio de Trento, a Bíblia católica adota 7 livros do Antigo Testamento que estão na Septuaginta. Considerados como apócrifos por Lutero.

 

O cânon da Bíblia cristã como se encontra hoje

O Caminho das decisões:

1 - No Concílio regional de Hipona (África do Norte) no ano de 393, foi elencado o primeiro catálogo oficial das Sagradas escrituras, para o uso dos cristãos. Neste Concilio de Hipona a Bíblia católica passa a ter os livros que atualmente encontramos nas diversas traduções católicas.

2 - No Concílio de Cartago (419) este elenco de livros é confirmado e também as Igrejas orientais no concílio de Trullo (692), passam utilizá-lo.

3 - No concílio de Florença (1441) foi editado um decreto para os Jacobitas para o correto uso da Bíblia

4 - Com o aparecimento de Lutero e outros reformadores, estes excluem da tradução da Bíblia protestante os livros deuterocanônico do Antigo Testamento, vindos da Septuaginta, embora aconselham a leitura e Lutero chega a editá-los no apêndice da Bíblia protestante.

5 - O Concílio de Trento em 1546, promulga oficialmente (sob excomunhão) que os que ensinarem o contrário, dos livros colocados como canônicos na Bíblia da Igreja católica.

A partir deste Concílio ,a Bíblia Vulgata passa a ser oficial da Igreja católica. As traduções católicas da Bíblia que possuímos hoje possuem os mesmos livros da Vulgata latina.