Alguém que começa a se aproximar da Bíblia, a coisa melhor é ler um Evangelho e depois o Atos dos Apóstolos. Pode começar com o Evangelho de Marcos, que é mais sintético, que é mais um ensinamento para ser discípulo de Cristo. Depois, o Atos dos Apóstolos mostra como foi a primeira comunidade, depois da morte e ressurreição de Jesus.

Depois da leitura desses dois livros, é possível ler um pouco da história do povo hebreu, começando com oa história dos patriarcas, até a conquista da Terra Prometida, de Gênesis 12 até Êxodo 34 e, em seguida, o livro de Josué.

Depois dessa fase, você pode ler outros textos, acompanhados sempre de um estudo que dê algumas orientações para melhor entender o que está lendo. Por exemplo, se você quer ler o livro de Jeremias, antes de começar, leia uma introdução geral sobre esse livro, buscando mesmo na internet. Esse pequeno gesto não é uma perda de tempo, mas lhe ajudará a entender melhor a mensagem do livro. Se tem uma boa bíblica, nela mesma encontrará uma introdução a cada livro.

É claro que esses conselhos não são uma regra fixa, mas pode lhe ajudar em uma leitura mais eficaz. Se encontra passagens que não consegue entender, é interessante buscar ajuda de alguém que tem mais conhecimento ou também de leituras paralelas, que iluminar a Palavra de Deus. 

É importante ter presente que as dificuldades que se apresentam ao lermos a Bíblia não deriva do fato que os textos são misteriosos ou revestifos de algum código secreto, mas do fato que são textos muito antigos, que nasceram em contextos muito diferentes dos nossos. Para uma compreensão correta deles, o caminho eficaz é o conhecimento desse contexto, coisa nem sempre fácil e disponível a todos.

De qualquer forma, toda a leitura da Bíblia é proveitosa, seja qual for o livro. Há sempre alguma mensagem que podemos tirar das páginas bíblicas. Se uma história é difícil de entender, leia e a deixe "de molho". Mais cedo ou mais tarde conseguirá tirar uma conclusão que lhe ajudará na sua vida.

O Antigo Testamento, às vezes, pode parecer estranho e "fora da realidade" e até mesmo em contradição com o ensinamento divino, que é muito claro na mensagem de Jesus. Mas nem por isso os livros do Antigo Testamento perdem valor. Eles mostram como entender a revelação de Deus no Novo Testamento. Por isso são válidos ainda hoje, para nós cristãos.