Olá Pergunta de Davi Lopes de Vacaria - RS!

Os fatos que mais marcam para nós quando lemos a história da construção do Templo, por Salomão: É sua localização, a excelência de sua construção, os profissionais na arte da pedra e da madeira que ali trabalharam, o seu desenho e forma, precisão dos objetos que se tornariam sagrados.

Nos impressiona também o momento de sua inauguração realizada pelo Rei Salomão em grande solenidade. Tudo isto é claro, e não nos coloca dúvidas.

Sua pergunta a respeito do sacrifício de 22.000 mil bois e 120.000 mil ovelhas, no dia da inauguração induz certa resistência na compreensão. As indagações a respeito passam para as curiosidades. Se lermos com atenção a Bíblia nos fatos que a isto se relaciona, não temos respostas precisas a quantidade de tempo para realizar este sacrifício inaugural do Templo por Salomão.

Na Bíblia existe o livro das Crônicas 7,5 que fala sobre a inauguração do Templo e com mais precisão em 1 Reis 8,64. Este versículo fala que um novo lugar foi disposto para os sacríficos. Foi consagrado o átrio que se encontra diante do templo. Vejamos o texto de 1 Reis 8,64:

“No mesmo dia, o rei consagrou o interior do pátio que está diante do Templo de Iahweh; pois foi lá que ofereceu o holocausto, a oblação e as gorduras dos sacrifícios de comunhão, uma vez que o altar de bronze que estava diante de Iahweh era pequeno demais para conter o holocausto, a oblação e as gorduras do sacrifício de comunhão” (1Reis 8,64).

O texto bíblico fala disto, que o local dos sacrifícios foi ampliada, pois o número dos animais era enorme.

Embora pouca carne e gorduras dos animais sacrificados são oferecidos em sacrifício, pela questão do puro e do impuro, sendo que do animal somente a parte dianteira é oferecida em sacrifício, a parte posterior é considerada impura, mais as vísceras que são eliminadas, mesmo assim o número dos animais é descomunal.

Mesmo considerando que a festa da dedicação durou 7 dias, a compreensão destes números chega até ao entendimento, com resistência. Podemos até aceitar que o Templo de Jerusalém seja o lugar mais importante do mundo, para o mundo judaico, e que em sua inauguração teria um sacrifício descomunal para Deus, justificando sua importância, mas permanece a dúvida devido ao número exagerado de animais... Entretanto este argumento não desmerece a importância para o povo judaico a inauguração do Templo de Jerusalém.