Gostaria de ter uma explicação de Levítico 15.2, para saber o porque de ter acordado pensando nele.

Pergunta em forma extensa:

Acordei esta madrugada com Levítico 15,2 no pensamento. gostaria de ter uma explicação de Levítico 15.2, para saber o porque de ter acordado pensando nele. Procurei em diversos lugares, mas não me satisfez.

Olá Vilson Vasconcelos Schneider

Nos dias de hoje existem muitas pessoas cristãs, seguindo o que a Antiga Lei e escritos do Antigo Testamento determinam. Penso diferente, que o Antigo Testamento é um importante instrumento de compreensão do que Jesus nos ensinou e de suas orientações para vivermos na liberdade dos filhos de Deus. Lendo o Livro do Levítico capítulo 15, encontramos normas e determinações que falam das impurezas sexuais do homem e da mulher. Se pode dizer que se encaixam nas normas do puro e do impuro. Jesus conheceu estas limitações e combateu, afirmando que o que torna de fato o homem impuro é o que sai de seu coração. A mulher foi a que mais sofreu na lei do puro do impuro, devido a menstruação mensal, que a tornava impura, restringindo a ela inúmeras situações que a tornavam afastada das pessoas.

No Levítico 15,2 encontramos o seguinte (poderíamos usar todo o capítulo 15):

2Falai aos filhos de Israel e lhes direis: Quando um homem tem um fluxo que sai do seu corpo, tal fluxo é impuro. Enquanto tiver o fluxo, a sua impureza consistirá no seguinte: Quer a sua carne deixe sair o fluxo, quer retenha , ele é impuro. (Levítico 15,2-3) Bíblia de Jerusalém

Tentando entender: Os casos de impureza que encontramos descritos neste capítulo 15 não se referem somente a doenças contagiosas, cito a blenorragia, mas inclui a simples ejaculação seminal do homem ou a menstruação da mulher.

Jesus libertou tanto o homem e mais ainda a mulher destas prescrições de impureza ou de contaminação deixando-nos uma nova visão de convivência entre as pessoas.