Olá Jorge de Cachoeira do Sul - RS!

Esta formula de finalizar um livro e garantir que não seja adulterado, é muito usado no Antigo Testamento: Encontramos passagens semelhantes em Deuteronômio 4,2; 13,1; Provérbios 30,5; Eclesiastes 3,14. A formula descrita em Apoc. 22,19 é usada para proteger o escrito sagrado. Assim aparecendo em muitos livros da Bíblia se tornou importante, porque é a palavra de Deus que no livro está sendo transmitida, não é palavra humana, e que não deve ser alterada ou modificada. Pode se presumir que existiu certo medo das adulterações do texto.

O livro do Apocalipse é importante porque é um livro de Deus.

O anjo garante que é palavra de Deus. (Apoc. 22, 6) “são palavras fiéis e verdadeiras”.

João atesta o que tem visto e sentido (Apoc. 22,8) “João foi ouvinte e testemunha ocular”.

E Jesus intervém com todo o peso de sua autoridade(Apoc 22,16) “Eu Jesus...sou rebento da estirpe de Davi, a brilhante estrela da manhã”

Quanto ao livro de Enoque se é verdadeiro.

Respondo desta forma. Como estás estudando o Apocalipse, o nome deste livro aparece, pois ele está inserido na literatura apocalítica judaica.

Este livro não foi incluído no Novo Testamento, quando aprovaram os 27 livros que o compõe. Certamente aparecem alguns fatos que são contestados.

A importância do livro de Enoque é que nos fornece elementos para entendermos a realidade anterior a Jesus (isto é 200 anos antes) e nos ajudam a entender os movimentos apocalíticos e messiânicos que surgiram na época Jesus.

Respondendo em poucas palavras seria forte demais dizer (o livro de Enoque não é verdadeiro). Como o livro de Enoque não o encontramos no Novo Testamento, no elenco dos 27 livros, é sinal que contém algumas inverdades e não foi aprovado. Nem por isso não podemos afirmar que ele não existiu, pois na literatura apocalítica judaica ele está inserido. Apesar de tudo isto o livro de Enoque nos ajuda a entender melhor o livro do Apocalipse de João.