Faleceu, no dia 26 de outubro, com 64 anos de idade, vítima de câncer, o franciscano Michele Piccirillo, um dos mais importantes arqueólogos do mundo bíblico dos últimos tempos. Foi professor também no Pontíficio Instituto Bíblico de Roma, mas vivia em Jerusalém e era professor titular no Instítuto Bíblico Franciscano.

Publicou muitos livros e realizou muitas escavações, sobretudo na Jordânia. Entre os seus trabalhos, destacam-se as escavações realizadas no Monte Nebo, de onde Moisés teria observado a Terra Prometida, sem poder entrar. Naquele local estão presentes a fé e a tradição das três religiões monoteísticas, prova de um caminho possível no diálogo interreligioso.

Era um homem muito simples, preparado cientificamente, com quem pudemos visitar a Terra Santa, em diversas ocasiões, inclusive guiando-nos ao Sinai. Quando estudávamos com ele arqueologia e os livros históricos, lembramos sobretudo do seu espírito prático, típico de quem é acostumado com o contato com a terra e com as 'pedras' da memória. Conseguiu estabelecer boas relações com o governo da Jordânia e a sua dedicação foi oficialmente reconhecida em diversas ocasiões.

O funeral será celebrado em Roma, dia 29, na Basílica da Universidade Antonianum e uma missa será celebrada em Jerusalém no próximo mês, 25 de novembro, para lembrá-lo, um mês após sua morte.