Olá Raquel Luiza Freire de Mauá - SP!

Lucas, não foi discípulo de Jesus e nem o conheceu pessoalmente.

O evangelista Lucas, não conheceu Jesus pessoalmente e nem foi seu discípulo na Palestina durante a vida pública de Jesus.

Muitas vezes por causa de seus escritos o Evangelho de Lucas e os Atos dos Apóstolos, que é redator, imaginamos que ele era do primeiro grupo os discípulos de Jesus

Na abertura do evangelho de Lucas o próprio Lucas confirma este pensamento Lucas 1,2-3:

"2 conforme, foram testemunhas oculares e ministros da Palavra, a mim também pareceu conveniente, após acurada investigação de tudo desde o prinípio, escrever-te de modo ordenado, ilustre Teófilo". (Lucas  1,2-3) Bíblia de Jerusalém.

Alguns traços biográficos de Lucas.

São Lucas nasceu na cidade de Antioquia Síria. Possuía uma descendência nobre. Devido a esta condição recebeu durante o período de sua juventude, as possibilidades de adquirir cultura, sabedoria dedicou-se ao estudo das ciências e das artes, viajando para diversas cidades a fim de saciar sua sede de conhecimentos preparando-se profissionalmente nas artes da medicina sendo bem visto pelos demais do seu tempo. Dominava com facilidade o grego e conhecia o hebraico e o sírio. Tudo isto que ele recebeu antes de sua conversão a Jesus, ajudou favoravelmente em seu apostolado. Foi um exímio escritor, e tratou as enfermidades o apóstolo Paulo que o converteu ao cristianismo durante suas enfermidades.

Sua mudança de vida aconteceu durante a época do Imperador Cláudio (aproximadamente 42 d. C.), que o dispensou do cuidado aos enfermos da região de Tebas em Beócia. Foi neste momento que encontrou-se com o Apóstolo Paulo, cujas palavras eloquentes o convenceram a seguir a verdade de Jesus.

Sua vida apostólica foi exuberante, como seguidor de Paulo e evangelizador no mundo pagão que ele conhecia muito bem.

Consulta:

BETTENCOURT, ESTEVÃO, Para entender os evangelhos, Agir 1960, Rio de Janeiro, pág. 145ss.