Uma janela sobre o mundo bíblico

Onde é mecionado a saida de João da ilha de Patmos?



  • Pergunta de Wagner Neves, Santo Amaro Ba
  • 1159
  • 01/01/2017
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Patmos | João | Apocalipse


Não há nenhuma menção a esse evento. Não sabemos nada de certo sobre a tradição que diz que João, evangelista e apóstolo, tenha vivido e morrido na ilha grega de Patmos. Ela se baseia principalmente nas informações transmitidas por Irineu e Eusébio e parte do indício presente em Apocalipse 1,9 que contextualiza onde foi escrito o último livro da Bíblia:

Eu, João, irmão vosso e companheiro convosco na aflição, no reino, e na perseverança em Jesus, estava na ilha chamada Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.

Não sabemos se o autor do Apocalipse é João evangelista (veja aqui). Todavia, vista a tradição, não existem razões para duvidar da presença de João apóstolo na ilha grega. Mas é impossível entrar em detalhes sobre sua presença lá. Por exemplo, não sabemos se ele deixou a ilha ou lá morreu.

É provável que o Apocalipse pertença ao ambiente de João, a seus discípulos, escritos no contexto da comunidade do apóstolo, principalmente no contexto da perseguição do imperador romano às igrejas que estavam na Ásia. Para enfatizar esse aspecto, a inserção da Ilha de Patmos como lugar de escritura do Apocalipse é justificada.

1159 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook