Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual foi a característica de Mateus , Marcos e Lucas?



  • Pergunta de Amanda Maria Oliveira de Souza , Itapetininga - SP
  • 2763
  • 22/12/2016
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Evangelho |


Olá Amanda Maria Oliveira de Souza de Itapetininga - SP!

A pergunta que fazes diz respeito de três dos quatro evangelistas que encontramos no Novo Testamento: Marcos, Lucas e Mateus. Todos eles escreveram o evangelho, que leva o nome deles e apresentam quase que uma biografia de Jesus. Vou responder a pergunta respeitando as tuas duvidas a cerca dos três evangelistas Mateus, Marco e Lucas e suas características. Praticamente tens na resposta desta pergunta a compreensão facilitada da interpretação destes evangelhos.

Nota: Os três evangelhos Mateus Lucas e Marcos fazem parte de um conjunto de escritos chamado Sinóticos (mesmo olhar), eles podem ser colocados em colunas comparando-se as semelhanças e diferenças dos textos. Praticamente o primeiro a ser escrito foi Marcos, depois Mateus e Lucas. Não se recomenda estudá-los separadamente.

Caraterísticas de Mateus.

Encontramos no evangelho de Mateus características que são próprias suas e que aparecem no texto, iluminado pelo Espirito Santo.

1 -  O evangelho de Mateus é um evangewlho sistemático. Existe uma sequência cronológica dos fatos, iniciando com a genealogia de Jesus até os acontecimentos do após ressurreição.

2 -  É um evangelho escrito para os Judeus, citemos como exemplo sua disposição em cinco livrinhos que lembra o Pentateuco judaco.

3 - Mateus é considerado o evangelho da Igreja

Esse Evangelho foi escrito Mateus preocupando-se com os judeus, e por isso há tantas referências às profecias do Antigo Testamento, as quais Jesus cumpriu. Contém, pelo menos, 129 citações ou alusões ao Antigo Testamento. O objetivo de Mateus era mostrar ao povo judeu que Jesus era de fato, o Messias tão aguardado por ele.

Características de Marcos

Este evangelho apresenta três características básicas:

1 - brevidade (é o evangelho mais curto), o primeiro a ser escrito;

2 – o Evangelho mostra um Jesus poderoso em ações;

3 - a organização (tem um esquema definido a Catequese de Pedro).

Como esta obra foi escrita na cidade de Roma, para romanos, tornou-se necessário explicar costumes judaicos (7,3; 14,12; 15,42), e Marcos no escrito do evangelho substitui o grego por latim.

Preocupa-se Marcos em apresentar Jesus, a partir da crise que vive a comunidade, com os ensinamentos de Jesus, suas Parábolas, milagres Paixão e ressurreição ajudam a comunidade criar condições, vencer os desafios e conquistar novos membros.

Características de Lucas

Algumas características próprias de Lucas no escrito do evangelho:

1 – A vida de Jesus é narrada amplamente, quase que em forma histórica, desde a anunciação do seu nascimento até a sua ascensão.

2 – É o Evangelho para os pagãos. Jesus veio para salvar a todos: judeus e gentios igualmente.

 3 – Seu estilo literário é excepcional, um vocabulário rico e escrito com um domínio excelente da língua grega. Tudo indica que o escritor possuía uma cultura grega invejável.

4 – Jesus é apresentado como: “Filho do Homem”.

5 – Aparece um Jesus que se retira para rezar e ensina a rezar.

6 - Mostra um Jesus voltado para os necessitados,  mulheres, crianças, pobres e os marginalizados.

7 – Mostra constantemente o estado de alegria daqueles que aceitam a Jesus, sua mensagem e propostas em suas vidas.

8 - A Espírito Santo é destaca na vida de Jesus e do seu povo (conf. 1, 15, 1,41, 1,67; 2,25-27; 1, 14, 1,18; 10,21; 12,12; 24,49).

A composição deste evangelho é por volta dos anos 80-85 d.C. Possivelmente o local em que foi escrito seja Antioquia na Ásia.

O Evangelho demonstra a universalidade da mensagem de Jesus Cristo. Esta proposta nova e para todos sem restrições.

Estes aspectos ou características vão aparecendo nos textos que a comunidade de Lucas utilizava na pregação e ensino da proposta de Jesus. Lucas demonstra um rosto diferente de Jesus, nem um pouco semelhante aos outros evangelhos.

2763 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook