Olá Pastor Jaime de Ourinhois - SP!

Sua pergunta foge dos objetivos do portal, procuramos responder perguntas com fundamento Bíblico.

Assim uma resposta abalizada deveria passar por um estudioso do Judaísmo. Quem se preocupa com estas questões.

Como vivi 6 anos em Israel, estudando Bíblia, acompanhei o debate desta questão.

Não podemos imaginar que os judeus pensem em uníssono quanto a questão religiosa. Existem judeus ortodoxos que seguem à risca a Bíblia e a pratica da lei, existem judeus que não são religiosos, nem recebem a circuncisão e nem observam o sábado. Isto podemos constatar em Israel.

Como os judeus que hoje formam Israel vieram de diferentes partes do mundo, eles pensam de modo diferente. Existe os que vieram da parte oriental da Europa a começar pela Alemanha, Polônia Rússia, etc, são chamados “ashkenazi". Vivem a religião judaica de forma diferente do outro grupo de origem latina, vindos dos países como Itália, França Espanha, Portugal, América Latina. Pensam diferente e vivem a religião de forma diferente.

O que une os judeus do mundo inteiro, e quando estão em situação de perigo, por exemplo guerra. Ai todos lutam por Israel indistintamente de onde são.

Minha experiência no trabalho no Kibutz Gazit (Galiléia)

O ano que vive no Kibutz Gazit, na Galileia, de orientação socialista, politicamente, não religiosa, nossa professora de Hebraico moderno, falava da dificuldade de sua família aceita-la na casa de seus pais pois ela tinha se casado com um Judeu do Iêmen (pele queimada pelo sol era um beduíno). Somente depois de 10 anos de insistência conseguiu visitar seus pais. Parece que o ser humano não muda facilmente seu pensar.

Os Judeus negros da Etiópia.

Na época em que estava em Jerusalém, começaram chegar judeus da Etiópia. Tinham o jeito as feições dos negros da Etiópia, mas passou anos para serem aceitos pela comunidade religiosa de Israel. Não os consideravam Judeus, pela cor da pele e pela origem. Aconteceram discussões intermináveis para resolver a questão da circuncisão, pois acreditavam que a circuncisão feita na Etiópia não valia. Deveriam ser novamente circuncidados.

Depois de 15 anos, visitei Israel, no ano que passou. Nas ruas de Jerusalém começava-se ver soldados Israelitas de origem da Etiópia. Famílias de judeus etíopes passeando pela rua, com muitos filhos e bem vestidos. Foi uma realidade que mudou.

A cor da pele Judeus?

O típico judeu nascido em Israel, e de pais Israelitas, não foge a coloração queimada pelo sol causticante do Oriente Médio. Não são brancos mas nem pretos é uma nova raça que se forma de judeus vindo da diáspora judaica.

Embora o ser Judeu vem pela mãe, isto é alguém é judeu se tiver mãe Judia. Seria uma forma de preservar as raízes judaicas. Mas estes critérios nem sempre são observados. Em especial os judeus que vieram para a América Latina, pouco observaram os critérios de casarem com mulheres judias.

Mesmo os judeus que não acreditam na Bíblia e são ateus, pouco observam as normas rígidas do Judaísmo.