Olá Adriano Castelo Branco Gomes de Coari - AM!

Li a sua pergunta várias vezes, para entender, qual das idas de Jesus a Jerusalém se refere.

Espero que facilites a pergunta e aponte o momento de sua vida. Se foi na época do nascimento ou na adolescência ou das tantas vezes que esteve em Jerusalém na época de sua vida pública.

Ir a Jerusalém para todo o Judeu, era obrigação religiosa. No mínimo 3 vezes ao ano nas grandes festas de preceito os Judeus iam até o Templo em Jerusalém. A necessidade de sacrifícios para apagar algum pecado fazia desta obrigação religiosa um ritual. Jesus inicialmente com sua família, conforme as narrativas dos evangelhos, formavam caravanas da Galiléia e iam a Jerusalém. Isto acontecia na Festa da Páscoa, na Festa de Pentecostes e na festa das Tendas.

Sabemos dos tantos momentos que Jesus esteve em Jerusalém, que estão transcritos no Novo Testamento:

- Na época do nascimento foi apresentado no Templo, conforme o preceito judaico. Todo o filho primogênito deveria ser apresentado ao Senhor e oferecido o sacrifício de preceito. Nesta ocasião aconteceu a purificação de Maria sua Mãe.

- Outro momento foi a perda e encontro de Jesus em Jerusalém entre os doutores.

- Durante sua vida pública Jesus foi muitas vezes a Jerusalém. O evangelista que mais narra estas idas de Jesus a Jerusalém foi João. Ele narra, nada menos que cinco Festas Judaicas que Jesus foi a Jerusalém. Nestas se inclui a última festa da Páscoa em que aconteceu o Paixão Morte Ressurreição de Jesus.

Espero por outra pergunta que possa me ajudar a identificar qual das idas de Jesus a Jerusalém.