Olá Paulo Sérgio de Macau!

O que é de Cesar?

Em Mateus 22,21 encontramos:

“Responderam” De César. Então lhes disse: Pois devolvei o que é de César a César, e o que é de Deus, a Deus”. (Mateus 22,21) Bíblia de Jerusalém.

Nesta passagem trata-se de Tibério Imperador Romano que Reinava no ano de 14 dC. Na moeda de prata para o pagamento do tributo Romano aparecia sua efigie e a inscrição: “TI. CAESAR.DIVI AUG. F. AUG.” ou seja traduzido “Tibério César, filho do divino Augusto. Augusto.”

Na resposta que Jesus aos herodianos, seus adversários, vai muito mais longe da mesquinharia da pergunta.

Jesus neste momento está enunciando um princípio de grande importância para a humanidade: Jesus faz uma clara distinção entre os poderes políticos e os poderes espirituais. Em outras palavras entre Estado e Religião.

O que é de Deus?

Nessa resposta de Jesus está incluído a máxima que deveria orientar seus seguidores. Ele afirma que pagando o tributo a autoridade Romana, não estamos comprometendo a autoridade divina. Jesus quer deixar o ensinamento que a ordem religiosa não é necessariamente atrelada pela ordem política. Deus recebe o seu culto a adoração independente do lugar, país, nação estado em que estejamos.