As três religiões monoteístas, que acreditam em um único Deus, são o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. O Deus dos judeus é YAHWEH, o deus dos Cristãos é a Santíssima Trinidade (Pai, Filho e Espírito Santo) e o deus do Islã é Allah.

Nós cristãos costumamos falar de Deus, embora nossas palavras são insuficientes para descrever. De fato, a divindade, para as três religiões, é uma realidade transcendente e, como tal, é impossível resumi-la com palavras. Apesar disso, o ser humano não consegue se eximir de falar dEle. Essa "fala" é denominada teologia.

Cada religião tem uma "fala" diferente sobre o próprio deus. E até mesmo dentro da própria religião existem expressões diferentes dessa "fala", existem diferentes teologias. Por exemplo, os católicos pensam em Deus de maneira diferente que os protestantes. O mesmo acontece entre os judeus e entre as diferentes correntes do islamismo.

Esse fato não nos permite dizer que no mundo cristão, por exemplo, exista um deus para os católicos e um deus para os protestantes. Deus é sempre o mesmo, pois ele existe independente de nós. Existem diferentes visões de Deus, embora ele seja sempre o único.

Portanto, acredito que o Deus das três religiões seja o mesmo, mas a visão que cada seguidor tem de Deus é diferente. O diálogo interreligioso tenta preencher essa brecha que existe entre os fiéis a respeito da própria visão da divindade.