Podemos colocar a escritura do Evangelho segundo Marcos por volta do ano 65 depois de Cristo. Todavia é uma hipótese difícil de provar. Os sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) teriam sido escritos entre os anos 65 e 85 depois de Cristo. João por volta do ano 95, dez anos mais tarde.

Não temos elementos para dar uma datação exata das obras. Existem testemunho que falam da composição dos evangelhos, mas são posteriores, de ao menos 50 anos mais tarde. Há, por exemplo um bispo, chamado Papias, que diz que Marcos foi o primeiro a colocar por escrito aquilo que Jesus fez. Ele teria dito isso por volta do ano 130 depois de Cristo. Ele defendia, conforme é transcrito por Eusébio de Cesareia:

"Marcos, que foi o intérprete de Pedro, cuidadosamente escreveu tudo aquilo de que se lembrava, sem todavia respeitar a ordem do que foi dito ou realizado pelo Senhor".

Essa informação de Papias não dá nenhuma pista sobre a data de composição. Há, invés, um outro testemunho, de Clemente de Alexandria (150-215 d.C.), citado por Eusébio de Cesareia. Clemente, citando uma "tradição dos anciãos", diz que visto que Marcos, que não era apóstolo, escutara a pregação de Pedro, alguns cristãos pediram a ele que transcrevesse o que ouvira. E assim o fez. Uma nota diz: "Quando Pedro soube disso, nada fez por meio de seus conselhos para o impedir disso ou para forçá-lo a isso". Essa nota seria importante, pois nos leva a deducir que o Evangelho teria sido escrito quando Pedro ainda estava vivo. Ele morreu por volta do ano 64, em Roma.