Olá Davi Moraes de Brasília - DF!

A resposta a sua pergunto tem ponto de partida as informações que o Novo Testamento nos fornecem.

Paulo não foi do grupo do discípulo de Jesus. Nem conheceu a Jesus.

Um primeiro ponto a considerar é que Paulo, não chegou a ser do grupo dos discípulos de Jesus, nascido em Tarso, Antioquia da Pisidia, era de família de judeus ricos comerciantes da cidade de Tarso. Com isto seu pai chegou a comprar o direito de cidadania Romana. Portanto era cidadão Romano, título que o ajudou a escapar de prisões e condenações várias vezes.

Nos Atos dos Apóstolos, fato que se passa depois da Ressurreição de Jesus Paulo pertencente ao grupo dos Fariseus, perseguia os cristãos e esteve presente no apedrejamento de Estevão conforme Atos 8. Vejamos alguns versículos do capítulo 8 dos Atos dos Apóstolos.

“1Saulo aprovara este homicídio...3Saulo, porém devastava a Igreja, entrava nas casas, arrancava homens e mulheres e metia-os na prisão.” (Atos dos Apóstolos 8,1.3) (Bíblia de Jerusalém.

Paulo uns 16 anos mais novo que Jesus.

Os biógrafos de Paulo colocam seu nascimento em Tarso por volta do ano 10 d.C.

Assim Paulo era mais novo que Jesus praticamente 16 anos e quando foi estudar na Escola  Gamaliel em Jerusalém. Jesus já havia ressuscitava e as comunidades cristãs se organizavam.

Consulta:

ZEDDA, SILVÉRIO, Prima lettura di San Paulo (Introduzione, Analisi – Parafrasi, Note),  in Lettere della Prigionia, pág. 413-534 e in Lettere Pastorali, pág. 535-611, Tecnograph – Torino,  4 edizione, 1964.

Bíblia de Jerusalém, Quadro cronológico, Paulinas, São Paulo, edição 1981, página 1643.