Essa dificuldade em relação a algumas passagens da Bíblia nascem a partir de leituras erradas. Como repetido diversas vezes aqui no site, os primeiros capítulos da Bíblia não são históricos, conforme o nosso modo de conceber história. Adão e Eva não existiram, mas são dois personagens mitológicos que sintetizam a concepção do povo de Israel sobre o conceito que tinham da relação entre Deus e o ser humano e também com o mundo que nos rodeia. Os capítulos 1 e 2 do livro do Gênesis dizem que tudo o que existe foi criado por Deus, que gostou daquilo que criou ("viu que era bom") e que o ser humano, homem e mulher, está ao centro dessa obra. Estando ao centro, é o protagonista em todos os sentidos: tudo o que existe foi criado para ele e, ao mesmo tempo, é responsável por tudo.

Que não se trata de um episódio histórico é evidente já pelo simples fato da presença de duas histórias da criação do ser humano. A primeira história a encontramos em Gênesis 1,1-2,4a e a segunda a partir de Gênesis 2,4b. Conhecemos todas as duas, mas misturamos e não nos damos conta que são duas narrações diferentes! Na primeira Deus cria tudo, a partir da luz, em seis dias e no sétimo descansa. Nesse episódio, o ser humanao é criado "a imagem e semelhança de Deus", "homem e mulher ele os criou".

Em Gênesis 2,4b começa novamente a história da criação: "não havia nenhum arbusto dos campos sobre a terra ... e não havia homem par cultivar a terra". É nesse episódio que o homem é modelado com a argila do solo e a mulher, depois, é criada da costela, do lado, de Adão.

 

Verdade da Bíblia

É claro que a afirmação de que os primeiros capítulos da Bíblia não são históricos pode provocar algum escândalo em alguém não bem preparado e poderíamos começar a duvidar, em geral, da Bíblia. Mas precisamos prestar atenção e não cair em nenhum radicalismo. Nem tudo na Bíblia é histórico, mas tudo é verdadeiro. Vamos nos explicar melhor.

Por histórico poderíamos entender como exato (histórico = exato). Portanto o que diz a Bíblia sobre os primeiros habitantes não é exato. Mas por verdadeiro poderíamos entender como uma lição de vida (verdadeiro = lição de vida). E, nesse sentido, tudo o que a Bíblia diz é verdadeiro! A história da criação da humanidade contada pela bíblia não é exata, mas é verdadeira, porque nos ensina o que é o ser humano sob a perspectiva divina: é sua criação e repousará feliz só quando fizer a vontade de Deus.