Olá Azis de Bissau!

Esta sua dúvida nos leva a uma pergunta que muito se faz nos dias atuais.

Os escritos bíblicos têm colaboração humana, ou é só divina!

Até a poucos anos ninguém tinha perguntas com respeito ao texto dos Escritos Sagrados. O que recebíamos de informação era que a Bíblia seria de inspiração divina e o texto sagrado não possuía erros. Nesta época ninguém se perguntava e nem se duvidava acerca desta verdade.

Com o advento das ciências e seu desenvolvimento, a pesquisa humana passa a ter valor a partir de provas e constatações. A partir deste momento o texto Bíblico começa ser estudado pelos estudiosos e exegetas da palavra de Deus, nas Escolas de Estudo Bíblico com perspectiva de encontrar respostas a todas estas dúvidas. Buscava-se explicações para todos os fatos, buscava-se comprovação.

Os contributos das ciências para o estudo da Bíblia seja a arqueologia, as línguas, a geografia, a história dos povos etc.., começaram a responderem perguntas que eram feitas.

Nos dias de hoje se admite que o texto Sagrado seja obra de inspiração divina, mas tem a contribuição humana. O homem passa ser seu colaborador nesta obra. Seja na escrita, seja nos estilos de narração seja na transmissão das verdades divinas.

Hoje pensar assim é uma realidade e não causa nenhum destemor ao estudioso e a pessoa que ama a palavra de Deus. A contribuição humana na redação do texto não diminui em nada a verdade que é transmitida e nem deixa dúvida para que o texto seja negado.

Estudar e compreender a formação do texto Bíblico é um estudo muito interessante, sempre apaixonou o espírito de descoberta humana, capacidade que Deus colocou a disposição do ser humano. No estudo da Teologia, na parte que se estuda os livros sagrados, dedica-se bom tempo a este assunto. Existe muito material escrito, divulgado e que está à disposição de todos.

Bom estudo.