Olá Laura do Rio de Janeiro - RJ!

Encontramos a resposta a sua pergunta nos evangelhos, quando narram os fatos em que Jesus convida pessoas para fazerem parte do grupo dos discípulos. Este chamado de Jesus acontece na região da Galiléiua, sendo eles pescadores no lago da Galiléia, ou agricultores e Mateus que coletor de impostos.

Encontramos nos evangelhos a seguinte descrição para cada um deles:

1. Simão, chamado Pedro

Foi conduzido por seu irmão André até Jesus. Fato acontecido nas cercanias de Jericó onde João Batista batizava. (conforme João 1,41)

2. André, irmão de Pedro

Discípulo de João Batista. Indicou ele a Jesus. Fato acontecido nas cercanias de Jericó onde João Batista batizava. (conforme João 1,37-40)

3. Tiago, filho de Zebedeu

Era Pescador e Jesus o encontrou na praia da Galiléia e convidou a Tiago, filho de Zebedeu, que estavam no barco consertando as redes. Tiago respondeu imediatamente ao chamado de Cristo.

4. João, irmão de Tiago

Discípulo de João Batista. Indicou ele a Jesus. Local nas cercanias de Jericó onde João Batista batizava.

5. Felipe

Jesus se encontrava na Galiléia. Felipe um pescador da cidade de Betsaída. Jesus o convida para segui-lo.

6. Bartolomeu

Alguns afirmam que este discípulo seja Natanael que fala o evangelho de João. Foi indicado a Jesus por Felipe. (conforme João 1,45-51)

7. Tomé

Pouco sabemos de Tomé, nem a respeito do passado de sua família ou de como ele foi convidado para seguir ao Senhor. Ele juntou-se a seis outros discípulos que voltaram ao trabalho de pescadores depois que Jesus foi crucificado (Jo 21,2-3). Isso indica que era pescador de profissão.

8. Mateus, o publicano

Trabalhava como trabalhador de Impostos na cidade de Cafarnaum. Jesus o encontra e o convida par ser seu discípulo.

9. Tiago, filho de Alfeu

Os Evangelhos pouco falam de Tiago, filho de Alfeu (Mt 10,3; Lc 6,15). Acredita-se que Tiago era irmão de Mateus, visto a Bíblia dizer que o pai de Mateus também se chamava Alfeu (Mc 2,14). Portanto oriundo de Cafarnaum. Provavelmente chamado por Jesus ao longo do lago da Galiléia.

10. Tadeu

Nada se sabe da vida de Judas Tadeu depois da ascensão de Jesus. Única informação é que seria filho de agricultores que viviam na região de Cana da Galiléia (12Km de Nazaré). Não se tem informações de seu encontro com Jesus.

11. Simão o Cananeu

Os evangelhos não indicam quando Simão foi convidado para unir-se aos discípulos. Talvez foi no tempo em que chamou André e Pedro, Tiago e João, Judas Iscariotes e Tadeu (Mt 4,18-22).

12. Judas Iscariotes, aquele que o traiu e foi substituído por Matias.

Os Evangelhos não informam quando Jesus chamou Judas pra juntar-se ao grupo de seus seguidores. Talvez tenha sido nos primeiros dias, quando Jesus chamou tantos outros (Mt 4,18-22). Judas funcionava como tesoureiro dos discípulos.