Olá Benahia Victor de São Paulo - SP!

O versículo 14 do segundo livro das crônicas assim está escrito:

“14 e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” (2 Crônicas 7,14) Bíblia Almeida.

Olhando o conjunto dos textos deste capítulo encontramos nos versículos 13 - 16 a resposta que o cronista coloca a oração do Rei Salomão a Deus, que aparece no capítulo 6 como o discurso de Salomão ao povo e a oração pessoal de Salomão.

Neste versículo 2 Cr 7,14 esta expressa a vontade divina de ir ao encontro do povo. A promessa divina é simples e clara ele abençoaria, daria alivio ao sofrimento, proteção e sustentação diante do inimigo desde que se as pessoas se voltassem para Ele em humildade e oração e abandonassem a do pratica do pecado, Esta promessa divina é marcante para o povo e adquire maior importância a comunidade que retornou a Israel depois do exílio babilônico. Encontramos no Antigo Testamento muitos textos que confirma a força da promessa divina para seu povo (conforme 2 Cr 12,6; 2 Cr 14:8-15; 2 Cr 18,31 etc)

Podemos considerar que muitos dos conceitos que aparecem neste versículo 14 são decisivos para bênção divina e maldições.

Entendemos “se humilhar e orar” como que mostrar uma atitude de arrependimento e de dependência da ajuda divina. Deus mostra que atende um coração contrito e fiel a sua aliança e promessas (conforme 2Cr12, 6. 7. 12; 2 Cr 30,11; 2 Cr 33,12. 19. 23).