Uma atitude extremamente anti-cristã é considerar-se o único eleito por Deus. A bênção divina cai sobre todos; todos são chamados para uma vita eterna, graças a Cristo que com sua morte e ressurreição trouxe a graça da luz a quem caminham sob essa luz. É claro que o ser humano pode escolher viver fora da graça, mas não por vontade do Pai, que quer abraçar a todo filho na sua casa; espera, de braços abertos, como na parábola do filho pródigo, a volta do filho à casa paterna.

Considerar-se entre o número dos eleitos é dar-se importância, excluindo a ação da bondade divina. Às vezes parece que queremos que Deus seja bom apenas conosco mesmos. Alguns têm ciúmes da sua relação com Deus; querem Ele só para si. Infelizmente, para quem pensa assim, Deus acolhe a todos.

Acredito que são as obras que mostram se uma pessoa é digna ou não de estar próximo de Deus, na vida eterna. Não sei se precisa pertencer a uma igreja ou outra. É claro que quem participa de uma igreja tem muito mais facilidade para chegar a Deus, pois a missão da comunidade é colocar o fiel no seu caminho e se supõe que o crente saiba escutar essa proposta e a coloque em prática. Quem está fora da igreja, invés, não tem essa oportunidade e consegue o céu com mais sacrifício, com escolhas mais radicais, menos óbvias.