Olá Robson de São Paulo?

A primeira imagem que nos vem em mente desta pergunta, são as pinturas de quadros que retratam este momento, eles nos mostram Maria em sua casa em oração de joelhos e junto está o anjo Gabriel anunciando o nascimento de Jesus.

Penso que não devemos permanecer com está imagem, mas consultar o texto evangélico de Lucas que narra esta passagem então obteremos outras informações: Lucas 1,28;

28Entrando onde ela estava, disse-lhe:alegra-te cheia de graça, o Senhor está contigo.” (Lucas 1,28) Biblia de Jerusalém.

O texto é claro, não fala o que Maria estava fazendo. Apenas podemos imaginar.

Consultando os evangelhos Apócrifos:

Os evangelhos apócrifos, que é de tradição popular, não oficial são os que narraram estes detalhes, falam destes detalhes e assim poderemos ter uma informação. Penso que até você concluiria o que os apócrifos falam. Maria estava fazendo o que uma moça de seu tempo faria, estava tecendo, com a roca e o fuso. Vamos conferir o texto: Proto evangelho de São Tiago XI, 1:

“Certo dia, Maria tomou um cátaro e saiu para buscar água. Eis que uma voz se fez ouvir e dizia: Eu te saúdo, Maria, cheia de graça.O Senhor está contigo. És bendita entre todas as mulheres”. E ela olhou a direita e para esquerda e para todo o redor dela para ver donde vinha aquela voz. E, temerosa, voltou para dentro de casa, recolocou o cântaro, pegou a púrpura, sentou-se em seu banco e pôs-se a tecê-la.” (Proto evangelho de São Tiago XI, 1) Conforme: Evangelho apócrifos, tradução e introdução de Urbano Zilles, Coleção Teologia 17, 3 Edição, Edipucrs, Porto Alegre 2004.

Concluindo:

Conforme a narrativa do apócrifo de São Tiago, Maria ao receber o anjo estava sentada em sua banca de trabalho, tecendo púrpura com a roca e o fuso.

Consulta:

Evangelho apócrifos, tradução e introdução de Urbano Zilles,Coleção Teologia 17, 3 Edição, EdiPucrs, Porto Alegre 2004.

BAGATI, BELARMINO e GARCIA, FLORENTINO, La vida de Jesús em los Apócrifos Del Nuevo Testamento, Cuadernos Tierra Santa, Franciscan Printing Press, Jerusalém 1978