Realmente é uma ideia muito comum pensar que tudo o que acontece na nossa vida é vontade de Deus. Escutamos, muitas vezes, diante de uma tragédia, pessoas tidas como muito religiosas dizerem que o acontecido foi vontade divina. Não é vontade de Deus!

Deus é o sumo bem, por natureza. Sendo sumo bem, não pode compactuar com coisas más, com tragédia, com expressões da maldade, frutos do pecado. Onde há mal, há escolha humana, decisão de se afastar de Deus. A morte é fruto do pecado e não é vontade de Deus, que veio trazer a vida:

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância (João 10,10).

Por outro lado, também aprendemos desde pequenos que, segundo a Bíblia, nem mesmo um fio de cabelo cai das nossas cabeças sem que Deus o saiba. Mas essa frase não diz que tudo o que acontece na terra é vontade de Deus. Literalmente, Lucas diz: Mas nem um só cabelo de vossa cabeça se perderá (Lucas 21,18). E o contexto no qual esse versículo está inserido é aquele da perseguição por causa do nome de Jesus. Jesus anuncia o sofrimento dos discípulos, como eles serão maltratados e traídos até mesmo pelos parentes mais próximos. E, no final admoesta, dizendo que é necessário estar perceverantes, pois Deus vai manter a vida e nem um fio de cabelo será perdido.

Portanto, lendo dentro do contexto, a frase ganha outro significado e não tem mais a ver com tragédia igual a vontade de Deus, mas está ligada com a esperança que Jesus dá às pessoas que sofrem, que se deparam com a tragédia. Deus não impede o mal, pois é uma escolha humana, criados como fomos, livres. Pode, porém, garantir que teremos a vida, se perceverarmos.