A tradição diz que foi Moisés quem escreveu os 5 primeiros livros da Bíblia, ditos "Pentateuco" (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio). Essa tradição está baseada na própria Bíblia, que diversos vezes diz que Moisés é o autor da Torah, da Lei (ensinamentos) - veja, por exemplo Lucas 24,44.

Moisés, como sabemos, foi aquele que libertou o povo da escravidão do Egito, conduzindo-o pelo deserto até quase a Terra Prometida, depois de ter encontrado Deus na sarça ardente. Foi o protagonista da aliança entre Deus e seu povo; foi o principal interlocutor entre Deus e o povo; foi ele que recebeu a Lei no Monte Sinai. A sua história é contada a partir do livro do Êxodo.

Esses motivos justificam a sua 'fama' como 'escritor'. Na verdade, não foi ele quem escreveu os primeiros livros bíblicos. Há exegetas que dizem que esses livros, compostos assim como aparecem na Bíblia hoje, foram escritos somente depois que o povo voltou do Exílio na Babilônia, a cerca de 700 anos depois que Moisés teria vivido. Nisso já se manifesta a incongruência da informação.

Apesar disso, é importante sublinhar que os escritores da Bíblia não são autores entendidos no sentido atual do termo. Não se trata de pessoas que se sentaram num escritório e escreveram desde as primeiras palavras, o livro bíblico. A maioria dos autores bíblicos finais foram pessoas que reuniram tradições orais, que o povo tinha na própria memória, cuja autoria é difícil de identificar. Nesse sentido, muita coisa presente no Pentateuco pode muito bem ter vindo de Moisés, das histórias que passavam de gerações a gerações e que contavam a caminhada do povo do Egito até a Terra Prometida. Mas nesse caso não estamos falando de um pedaço de 'papel' que saiu de Moisés, mas de tradição oral, muito forte e característica do povo bíblico.

Toda pergunta sobre os autores da Bíblia precisam considerar este aspecto, isto é, a dificuldade de interpretar o 'autor' bíblico como um autor moderno. É uma comparação imprópria. Não sabemos quem são os autores dos livros bíblicos, principalmente aqueles do Antigo Testamento. Na maioria dos casos não é possível identificar nem mesmo a data em que o escrito apareceu. Existem hipóteses que sempre carecem de provas certas.