Olá Lucimaria de Custódia / PE!

A idade de Jó.

No início do livro de Jó, achamos um homem (Jó) casado com dez filhos adultos e muitas posses. Depois de suas experiências com sofrimento e os debates com seus amigos, Jó ainda viveu 140 anos (42,16-17). Ao todo, a vida de Jó certamente chegou perto de 200 anos, e talvez foi muito além dessa idade. Sabemos que os homens nos primeiros capítulos de Gênesis atingiam idades bem avançadas. Depois do dilúvio, as idades começaram a diminuir. Abraão viveu 175 anos; Isaque, 180; Jacó, 147; José, 110; etc. Depois do livro de Gênesis, não há registro de ninguém que viveu 140 anos ou mais. Este fato sugere que Jó se encaixa na época dos Patriarcas, talvez durante ou antes do tempo de Abraão.

O nascinento de Jó!

Antes de falar da data de seu nascimento de Jó devemos afirmar que Jó foi um personagem real, que existiu, ao contrário do que muitos afirmam que ele teria sido um mito. Confirmam a sua existência a citação de seu nome outros livros da Bíblia como em Ezequiel 14,20 e Tiago 5,11.

Jó teria vivido em de Hus, a uma região localizada ao noroeste de Israel entre a cidade de Damasco e o Rio Eufrates. O Profeta Jeremias nos localiza muito bem dizendo a Terra de Hus considerada a Edom, foi recebida por herança dos descendentes de Esaú: Podemos confirmar no texto das Lamentações de Jeremias:

“Exulta-te, alegra-te, filha de Edom, que habitas no país de de Hus!” (Lm Jr 4,21) Bíblia de Jerusalém.

Jó faz parte dos chamados livros poéticos da Bíblia

Quanto à cronologia de Jó.

Resta para nós somente a especulação sobre a data de seu nascimento, uma vez que há poucos indícios que favoreçam o reconhecimento de sua época.

O que podemos constatar é que no livro são utilizados termos da linguagem comuns do povo   Egipcio, como  papiro, e a quesita que se refere a dinheiro. Encontramos em Jó 42, 11 referências  à quesita, era um lingote de prata utilizado como dinheiro, o que poderia vincular o tempo de Jó anterior ao período Josué.

Mas somente estes elementos não são em si suficientes para identificar seu tempo, o tempo de seu nascimento. Não encontramos no livro de Jó um registro escrito, que possa atestar a veracidade da data.

Verificando a longevidade de sua existência.

Poderíamos nos orientar quanto à data de sua existência à duração de sua vida, seriam 210 anos. Se de fato Jó viveu 210 anos, estaria próximo à geração de Tera, pai de Abraão. Sabemos que a partir do dilúvio, um decréscimo progressivo na duração da vida, na época de Tera, o tempo médio de vida seria 200 anos.

Neste caso, Jó teria sido contemporâneo de Eber, Pelegue, Reú, Serugue, Naor, Tera, e do próprio Noé, através de quem poderia ter se instruído sobre Deus.

Algumas considerações sobre a data do nascimento

Poderíamos fazer este cálculo na busca de uma data para a longevidade de Jó. Se Deus dobrou tudo quanto Jó tinha, dobrou também seu tempo de vida, e se Jó viveu depois de seu sofrimento 140 anos, logo se conclui que teria 70 anos na ocasião, totalizando, desta forma, 210 anos a sua idade ao falecer

Note-se que há fundamento bíblico para tal afirmação. Gn 46, no contexto que nomeia todos os familiares de Jacó que desceram ao Egito relaciona um certo Jó, nos seguintes termos:

“E os filhos de Issacar: Tola, Puva, Jó e Sinrom.” (Gn 46,13). Biblia Almeida.

De qualquer maneira, indicar a duração de vida de Jó como atingindo  210 anos, é ponto de referência para que se afirme que o tempo de Israel no Egito e o Êxodo, se passaram duzentos e dez anos e não quatrocentos.

Mesmo assim não temos condições de precisar o ano de seu nascimento, mas o estudo nos indica pelo menos a época de seu nascimento e vida. Isto nos ajuda a contextualizar o texto.