Olá Antônio Carlos da Rocha Silva de Ipiranga / PR!

Judas foi um dos 12 apóstolos escolhidos por Jesus Cristo. Conhecemos sua história, que no Evangelho apresenta Judas como o traidor. Ele vendeu Jesus às autoridades judaicas por 30 moedas de prata.

Local de nascimento de Judas.

Judas nasceu em Kerioth, na região da Judéia, diferentemente dos outros apóstolos que nasceram na Galiléia ao norte de Israel e eram na maioria pescadores no Mar da Galiléia.

Filiação:

Sua filiação esta ligada a Simão seu Pai, não é citado o nome da mãe conforme o costume da época. Foi um dos primeiros escolhidos por Cristo. Por ter melhor conhecimento nas letras e números tornou-se o tesoureiro dos Apóstolos, foi designado para cuidar do dinheiro comum. Foi trapaceado pelos sacerdotes que em troca de 30 moedas de prata, entregou a Jesus, naquele tempo correspondia ao preço de um escravo. Os sacerdotes argumentaram que o prenderiam durante as festividades da Páscoa Judaica, para evitar possível revolta. Conforme o livro dos Atos dos Apóstolos 1,18-20. Judas se arrependeu, jogou de volta as 30 moedas de prata no átrio do templo, e tirou sua vida vida enforcando-se.

Fonte:

RENAN, Ernest. Os discípulos de Jesus. In:___. Vida de Jesus. 13. ed. São Paulo: Martin Claret, 1995. cap. 9.

 

Imagem: Judas Iscariotes com a bolsa do dinheiro e seu final trágico a forca.