Olá Loraine de Jandaia / GO!

O livro dos Provérbios é o mais importante do conjunto dos livros sapienciais que encontramos na Bíblia. São normas muito antigas (século X a.C) com acréscimos de explanações que tem a origem nos séculos IV/III a.C.

Como o próprio nome diz provérbios (vem do hebraico Meschalim), significa sentenças, máximas ou mesmo normas de vida.

O livro é formado de nove coleções, levando um título próprio.

O conteúdo dos provérbios é de orientações e normas que procuram orientar a vida do leitor, seja na participação social ou mesmo na sua vida privada

Como falar da autoria dos Provérbios.

Alguns personagens bíblicos são nomeados como autores de provérbios, alguns autores com um maior número de coleções de provérbio outros menos.

O Rei Salomão é considerado o autor das coleções mais antigas de provérbios. Sendo que a primeira coleção agrupa 375 sentenças e a outra com 128. Para esta última coleção apontam como organizadores os oficiais do rei Ezequias por volta de 700 a.C., recolheram e agruparam os provérbios.

Sem dúvida o Rei Salomão sempre foi considerado por todos o maior sábio de Israel, autor de três mil sentenças. Portanto duas partes dos Provérbios são considerados dele. O núcleo original do livro foi chamado de “Provérbios de Salomão’. Apesar deste fato, o rei Salomão não pode ser considerado autor único e exclusivo de toda a obra.

Existem partes dos provérbios que tem influência de outros povos e autores. É o caso das “Palavras dos sábios” tem sido consideradas semelhantes aos provérbios Egípcios de Amenemopê.

Os provérbios numéricos existente no livro dos Provérbios tem referências a certas sentenças com outros livros do Antigo Testamento.

O elogia a mulher, provavelmente tem origem depois do exílio nos séculos IV II a.C.

Cara leitora, aceitarmos que parte do livro dos Provérbios, seja de autoria ou citação de Salomão, é um bom começo para entendermos a literatura sapiencial de Israel. Afirmar que algumas coleções de provérbios tenhma origem de povos vizinhos, como os Egípcios, ou Babilônios, não está tão distante da verdade.

Consulta:

Material introdutório do livro dos Provérbios na Bíblia de Jerusalém edição 1981.