Uma janela sobre o mundo bíblico

Quem é o autor do livro de Gênesis e em que época foi criado?



  • Pergunta de Arthur, São Luís-MA
  • 64342
  • 22/10/2010
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Autores da Bíblia |


A tradição judaica e cristã diz que os 5 primeiros livros bíblicos, o pentateuco, foram escritos por Moisés, sob inspiração de Deus. Há algumas correntes conservadoras que ainda propagam essa tradição, mas, cientificamente, não tem fundamento. O pentateuco é composto por Gênesis, Êxodo, levítico, Números e Deuteronômio.

Entre os exegetas, essa pergunta é tema de muito debate. Há tantas hipóteses e não é simples fazer um resumo. Sem entrar muito em detalhes, prevalece a “Hipótese Documentária”, que defende que o Pentateuco foi escrito por diversos autores, de diversos locais na Palestina, num arco de tempo que atraversa diversos séculos. Cada grupo teria escrito com o objetivo de promover sua própria visão religiosa. Entre esses grupos encontramos o Javista (usou a palavra “Yahweh”), o Eloísta (usava “Elohim” para Deus), o Sacerdotal (conhecido como “P”) e o Deuteronomista, autor do Deuteronômio.

Esses diferentes textos circulavam divididos e só bem mais tarde teriam sido reunidos por um redator. A tendência atual é dizer que tal redator teria trabalhado depois do Exílio em Babilônia por volta de 500 anos antes de Cristo, aproximadamente 700 anos depois de Moisés.

Para estudar bem a questão é importante uma leitura dedicada. Sugiro, por exemplo, o livro de Jean Louis Ska, Introdução à leitura do Pentateuco, publicado no Brasil pela Loyola (veja)

64342 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook