Olá Mara Silvia Bombarda de Ribeirão Preto / SP!

De fato estranhamos esta informação que José, marido de Maria era viúvo e quando se casou com Maria tinha 2 filhos pequenos. Não encontramos nos evangelhos algo que nos fale da vida de José antes do casamento com Maria. Para os evangelistas não era José personagem principal e nem o mais importante, ele foi pouco citado. A partir desta constatação ler textos que falam que José era viúvo e tivera 2 filhos do primeiro casamento causa para nós muita estranheza.

Onde poderemos buscar uma luz para esta notícia.

Por pedido da revista Terra Santa, traduzi do italiano para o Português vários artigos cujo assunto era os evangelhos apócrifos. (Conforme Revista Terrasanta, edição em Português, número 4, 2013) No artigo de Alberto Elli, “Vida (e morte ) de José o carpinteiro”, o autor cita o apócrifo chamado Proto evangelho de Tiago onde diz: José teria morrido aos 111 anos, em 26 epiphi (20 de julho), e tido quatro filhos de um primeiro casamento. Quando José ficou viúvo Maria tinha doze anos de idade, e desde os três vivia no Templo de Jerusalém, por promessa seus pais, Ana e Joaquim. (conforme Revista Terrasanta (em Português) pág.32, número 4 de 2013.

Conferi o texto no livro “La vida de Jesus en los Apócrifos del Nuevo Testamento,” de Bagatti, Jerusalém 1979.

No proto evangelho de Tiago, na página 22 encontramos, O Sacerdote disse: José, José, a ti foi indicada a virgem do Senhor; toma ela e a custodia. José recusou dizendo: Eu tenho já filhos. E mais ainda sou um velho, ao contrário ela é jovem. Mas o Sacerdote retrucou: José, temas ao Senhor teu Deus.....( tradução do texto em espanhol) pág.22.

Concluindo:

Citações sobre o assunto que José era viúvo e tivera dois filhos não encontramos na Bíblia, nos evangelhos, nem por isto tudo está perdido.

Podemos admitir, com forte índice de verdade o que os evangelhos apócrifos falam de José, seu casamento com Maria, etc. Embora os apócrifos sejam mal vistos, Eles sempre nos ajudam a entender melhor o texto dos evangelhos. Não é acertado querer descartá-los totalmente! “O proto evangelho de Tiago” nos ajuda na compreensão do texto.

Consulta: 

BAGATTI, BELARMINO, GARCIA, FLORENTINO, La vida de Jesús en los apócrifos del Nuevo Testamento, Cuadernos Tierra Santa, Franciscan Printing Press, 1978, Jerusalém, pág. 24-25.

ELLI, ALBERTO, Vida (e morte) de José o carpinteiro, em Terrasanta (edição portuguesa) número 4, 2013, pág. 32.