Olá Antônio Vitor da Silva Filho de Vitória de Santo Antão / PE!

Parece que a resposta é simples! Seu Pastor está procurando zelar pelos fiéis, para que estejam em tudo conforme as normas da Igreja.

Para os que ainda são solteiros batizar-se não existe impedimento algum, estão legais com a Igreja e com os ensinamentos Bíblicos.

Agora o fato de receber o Batismo vivendo maritalmente com a esposa implica numa série de impedimentos. O pastor poderá se perguntar. Já foi casado outra vez. Qual a situação de sua ex-esposa, os filhos estão sendo atendidos. etc.

Muitos membros da comunidade tem preconceitos com os não casados que participam da Igreja.

Como participar da ceia de sua Igreja se não estás casado? “Seria receber indignamente o corpo de Cristo, conforme o apóstolo Paulo”?  Como ficaria sua situação com Deus.

Embora na pergunta entre o argumento na Bíblia quando afirmas que não está escrito, supõem-se que aquele que teme a Deus viva segundo a Bíblia. E segundo a Bíblia viver maritalmente sem o casamento oficial é estar em situação irregular segundo as normas de Deus.

Mesmo assim sabemos que nos dias de hoje muitos casais devido a dificuldades, não conseguem normalizar a situação. Mas cada situação é uma caso diferente a ser resolvido.

Concluindo: O melhor seria para a pessoa estar com sua situação seja, batismo ou matrimônio conforme os ensinamentos da sua Igreja para o matrimônio.