Olá Josué Araujo do Nascimento de Itaquaquecetuba / SP

Antes de olharmos o versículo que trata deste assunto, lembramos o caráter histórico da carta aos Tessalonicenses, ela é o primeiro escrito do Novo Testamento, 41 d.C., neste momento histórico os cristãos da Comunidade de Tessalônica vivendo o momento presente, estavam muito preocupados com a iminência da segunda vinda de Cristo.

Paulo responde através da carta preocupações pastorais que viviam naquele momento a comunidade de Tessalônica.

Qual o sentido da palavra “os que dormem” ou “aqueles que jazem adormecidos”.

A expressão “dormem ou adormecidos, é um recurso de linguagem muito comum no Antigo Testamento e no Novo Testamento. Na verdade a expressão quer abrandar o impacto da morte, e quer dar um sentido cristão de esperança num futuro reencontro na casa do Pai, no julgamento e no recebimento da recompensa pelo seguimento do Cristo.

Igualdade entre os mortos e vivos na Parusia.

Os Tessalonicenses alimentavam a crença que somente os que estariam vivos na segunda vinda que receberiam a recompensa. Aconteceram grandes discussões sobre este assunto. A compreensão do argumento hoje é clara, não haverá distinção entre os que já partiram e os que estarão vivos na segunda vinda. O foco mudou e Paulo alerta que quanto o dia, o momento a hora, ninguém sabe somente o Pai. Ele é que vai determinar.

Paulo alerta aos Tessalonicenses, não abandonarem seus trabalhos, continuar na esperança de que no futuro Deus reservará um momento, para que todos os que amaram e colocaram em prática seus ensinamentos, possam receber a recompensa.