Olá Maria Madalena Batista Alves de Goiânia / GO!

Na Bíblia encontramos apenas uma passagens (isto se chama em estilo literário Hapax Legomena) sobre tatuagem ou “marcas”, que pode nos iluminar na compreensão desta realidade que nos dias de hoje nos cerca.

O que diz o Antigo Testamento:

O livro do Levítico 19,28 fala de tatuagem ou também marca:

O assunto é controverso e muitas vezes as traduções da Bíblia poderão nos atrapalhar, prefiro conferir a questão de “tatuagem” em duas traduções de Bíblias católicas e duas traduções protestantes e o que anotaram ao pé da página. Vai ser uma amostragem:

1 - Bíblia de Jerusalém assim traduziu do original:

"Não fareis incisões no corpo por algum morto e não fareis nenhuma tatuagem. Eu sou Iahweh...".(Levítico 19,28) Bíblia de Jerusalém

Comentário de roda pé: "Os vv. 27 e 28 proíbem os ritos de luto, considerados como marcados pelopaganismo (cf. ainda 21,5; Dt 14,1). Contudo, a sua prática é largamente confirmada (Is 3,24.....) e a referência deste rito em Ez 7,18 mostra que, apesar desta condenação, continuaram a ser praticados, talvez porque se lhes atribuía uma significação religiosa de caráter penitencial (cf. Is 22,12)".

2 - A Bíblia da CNBB assim traduz o texto hebraico:

“Não vos façais incisões no corpo por causa de um morto, nem marcas de tatuagem. Eu sou o Senhor” (Levítico 19,28) Bíblia da CNBB

Comentário de Roda pé: “Alusão a certa moda pagã”.

3 – Bíblia Thompson:

"Pelos mortos não fareis incisões no vosso corpo, nem fareis marca alguma sobre vós Eu sou o Senhor...". (Levítico 19,28) Bíblia Thompson

Analisemos esta passagem da Bíblia, o seu versículo começa com “pelos mortos” ou seja, Deus proibiu o povo de fazer marcas em seu corpo para adorar os mortos ou homenagear a eles. Ao contrário que pensamos não fala de tatuagem como entendemos, mas devemos ver o significado do desenho.

4 - JFDA - ed. Revista e Corrigida

"Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós...". (Levítico 19,28) Bíblia da JFDA

Olhando alguns dicionários de Teologia Bíblica encontramos explicações para a palavra tatuagem ou também marcas, com significado importante. Vejamos o que este autor diz:

O Novo Dicionário da Bíblia - J. D. Douglas:

"Outra palavra que é geralmente traduzida como “marca” ocorre apenas uma vez na Bíblia. Sua etimologia é obscura, mas em Lv 19,28 provavelmente se refere à tatuagem que, juntamente com os ferimentos propositais na carne (isto é, “incisões”ou “lacerações”), os israelitas foram proibidos de fazer. Tal proibição provavelmente salienta o fato que essas marcas tinham associações pagãs e mágicas".(Douglas, pág. 997-998)

Fonte: O Novo Dicionário da Bíblia - Edição em 1 Volume ed. Vida Nova; pág.997-998

Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia de Champlin:

Na explicação de tatuagem indica: “sua origem e do taitiano “tatau”, que significa "marca", "sinal". Provavelmente não tenha alusão direta à técnica da tatuagem, nas páginas da Bíblia.” (Champlin)

Os tradutores da Bíblia de Jerusalém e CNBB, como vimos acima traduziram a palavra hebraica por tatuagem ao invés de marca que vamos encontrar nas traduções protestantes.

A palavra “tatuagem – marca”, vamos encontrar uma única vez na Bíblia, os entendidos chamam este fato de Hapax legomena.(Expressão grega hapax, “uma só vez”, legomenon, “dito”, “o que se diz”) se refere a palavra da qual apenas se conhece uma única referência literária)

Só o contexto cultural nos fala a respeito da permissão ou não de fazer tatuagem. A Bíblia mostra o fato da tatuagem, ou marca como sendo um costume pagão de auto-flagelação numa espécie de luto pelos mortos.

A interpretação deste versículo passa pela compreensão que a tatuagem nas nações pagãs se ligava aos ritos religiosos pagãos.

Fonte: "Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia - Volume 6.ª ed., Hagnos; pág.324-325.

O que diz o Novo Testamento.

No Novo Testamento não encontramos nenhum versículo que fale de tatuagens ou mesmo sobre o uso de tatuagem.

Textos de Paulo são a favor ou contra a pratica da tatuagem?

Existem duas interpretações de modo indireto que nos desafiam e que as pessoas fazem:

Se entendermos o corpo como santuário de Deus em nosso interior assim interpretamos.

Não se faz  tatuagem em sinal de respeito ao corpo como templo do Espírito Santo e casa de Deus. Mas isto não está escrito. O que encontramos é este texto:

Em 1 coríntios 3,16 e 17

“Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito Santo de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós é sagrado” (1 Coríntios 3,16 e 17 ) Bíblia Almeida.

Como posso entender o que seja o santuário de Deus em nós? Este santuário esta dentro de nós ou fora? Deus habita no nosso interior, destruindo este santuário Deus não se agradará. Como o homem ou a mulher podem destruir este santuário? Consumo exagerado de bebidas, o uso de drogas, o próprio sexo desenfreado tudo que vai tirar a presença de Deus e que fere Ele.

Se entendermos o santuário como algo externo a pratica da tatuagem é assim entendida:

Quais as tatuagens que ferem o templo do Espírito Santo se imprimirmos em nosso corpo? As tatuagens que te distanciam da presença de Deus, aquelas que tiram o sentimento de adorar a Deus (uso de caveiras, escorpião, cobras venenosas, símbolos satânicos, etc). Portanto temos que saber o significado daquilo que iremos tatuar, pedindo orientação de Deus sem essa de que é pecado, a Bíblia não condena então quem somos nós para condenar.

Concluindo:

O uso da palavra "tatuagem" na tradução do texto é apenas possibilidade, e não um absoluto. E, mesmo que fosse nesse caso "tatuagem" a palavra certa no contexto em que foi escrito estava ligado os antigos rituais pagãos.

Penso que a proibição ou não de usar tatuagem hoje, buscando para isto inspiração bíblica, se entende de duas formas os Pró tatuagem e os Contra tatuagem.

1 - Os que são contra tatuagem assim se expressam assim entendem:

Uma tatuagem que se identifica como hostil a Deus e a sua palavra deve ser rejeitada.

Ou mesmo que lembrem organizações que praticam o mal deliberadamente. Ou que a tatuagem venha causar danos físicos a pessoa ou mesmo enfermidades.

Existem tatuagens que ferem o templo do Espírito Santo quando imprimimos em nosso corpo? (Entendendo corpo como Templo do Espírito Santo). Não se faz por respeito a este templo divino que somos nós. Lembro o texto de São Paulo comentado acima.

As tatuagens que nos distanciam da presença de Deus, (uso de caveiras, escorpião, cobras venenosas (Naja - Cascavel ), símbolos satânicos, etc.). Este tipo de uso deve ser rejeitado.

2 – Os que são pró-tatuagem assim se expressam:

Não é uma tatuagem feita no corpo, sinal externo, que vai ou não te condenar para o inferno e sim seus atos, se a pessoa se sente bem e quer fazer a tatuagem quem sou eu para julga lá, não devo me colocar acima de Deus. Não é mal nenhum.

Um adolescente que faz uma tatuagem, colocando o nome de sua namorada, ou de alguém que o inspire, ou mesmo um símbolo que lembre algo bíblico ou da pratica do bem, não haveria razão de se armar uma confusão com este jovem.

Em resumo: devemos saber o significado daquilo que iremos tatuar, pedindo orientação de Deus, longe de imaginar que seja um pecado sem perdão, a Bíblia não condena, então quem somos nós, simples criaturas para condenar?

Existem hoje inúmeros desenhos que podem ser tatuados, se você souber o significado e se este for para glorificar a Deus, acredito não ser problema. A melhor coisa é colocar tudo na balança e ver se vale a pena fazer a tatuagem, se não te prejudicará futuramente, pois tudo passa é isso que devemos discutir.