A Páscoa na Bíblia

Páscoa na Bíblia

Quais as doutrinas fundamentais contidas no Novo Testamento?

Pergunta de Rosana, São Gonçalo
Resposta de Luiz da Rosa, em 08/12/2009


Leia mais sobre Novo Testamento

Com certeza aquela fundamental é a divindade de Jesus, filho de Deus: Deus se fez carne e veio habitar entre nós. Sobre esse princípio básico se desenvolve uma série de outras doutrinas que também são importantes. Não é simples dar uma lista de quais são elas. De fato os livros sobre esse tema (Bultmann, Gnilka, Segalla...) normalmente têm um número grande de páginas.

De qualquer forma, poderíamos citar temas como “Reino de Deus”, “Evangelização”, “Apostolado”, “Oração”, “Amor ao próximo”, “Justificação”, “Vinda de Jesus”. Contudo a lista pode ser muito maior. Cada confissão religiosa encontra, sobretudo no Novo Testamento, as razões para a própria fé e, portanto, toda reflexão teológica cristã tem como parâmetro essencial aquilo que os escritores inspirados escreveram nas páginas do Segundo Testamento.

554 visitas

3 comentários

Postar um comentário

  • ad (colatina) - 03/08/2011

    pra mim o fundamental é quando João diz: \"Aquele que diz que me conhece e não guarda os meus mandamentos, é mentiroso e nele nao está a verdade!!\" Todo mundo diz q ama a Deus mas não que obedecer os mandamentos. Quer a salvação mas não quer carregar a cruz e seguir a Cristo.

  • Antonio - 21/04/2010

    Paz do senhor... Realmente o reflexo da lei de Deus é o amor. Mas porque Jesus resumiu os daz mandamentos em somente dois? Amar a Deus sobre todas as coisas e o proximo como a tí mesmo. A lei foi escrita em duas placas de pedra, pelo dedo de Deus. Em pedra porque duraria para sempre. A lei é eterna. A lei não foi dada aos judeus e muito menos ao israelitas no sinai, ela existia antes da formação do mundo na mente de Deus e foi manifestada na semana da CRIAÇÃO, genesis 2:1a3 Deus descansou santificou e abensoou o ...

  • Júnior(Geraldo Marques da Cruz Júnior) (Taboao da Serra) - 12/12/2009

    A paz do Senhor para todos ! Tanto no velho como no novo testamento a doutrina máxima é o AMOR A DEUS E O AMOR AO PRÓXIMO. Vejamos: ANTIGO TESTAMENTO _Dt6 : 4 Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. _Dt6 : 5 Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. _Lv 19 : 18 Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR. Vejamos: NOVO TESTAMENTO ...